Categoria: F3
|
8 de agosto de 2004 16:58

Prémat vence o Marlboro Series

O locutor do circuito de Zandvoort apresentou os primeiros colocados na 14ª edição do Marlboro Masters, disputado na Holanda. Quando chegou a vez do brasileiro Lucas Di Grassi, o comentário foi: “Grande corrida. Fiquem de olho nele no ano que vem”. Estreante no evento que reúne os melhores pilotos e equipes de Fórmula 3 do mundo, Lucas, 19 anos, tinha um carro visivelmente menos competitivo em relação aos principais rivais. Mesmo assim, Di Grassi chegou em quinto, o melhor resultado entre os quatro brasileiros presentes no circuito. As duas primeiras colocações, até com certa folga, couberam aos Dallara/Mercedes dos franceses Alexandre Prémat e Eric Salignon, ambos da equipe ASM.

“Em relação aos dez primeiros, meu carro tinha problemas de equilíbrio e, por isso, usamos mais asa para aumentar a sustentação aerodinâmica. O problema é que isso reduziu sua velocidade final”, explica Di Grassi. “Mas era preciso buscar um compromisso entre equilíbrio nas curvas e velocidade nas retas; nossa equipe trabalhou nisso. No fim da corrida, o comportamento melhorou bastante, mas então os líderes já estavam fora de alcance. O quinto lugar foi um bom resultado, especialmente se olharmos a diferença de desempenho de nosso carro em relação aos principais adversários”, avaliou Lucas, que também foi elogiado por membros do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da Renault – eles foram a Zandvoort para assistir à prova e acompanhar o comportamento de seus pilotos. Di Grassi foi também o melhor entre os três integrantes do programa que competiram no Marlboro Masters.

O pole position Alexandre Prémat não largou bem e perdeu a ponta para seu companheiro de equipe Eric Salignon, que largou em segundo. Faltando quatro voltas, Salignon errou e rodou sozinho, perdendo a liderança. Mas seu carro estava tão bem ajustado que ele foi capaz de se aproximar muito e ameaçar o novo líder. Mas Prémat foi o vencedor desta importante prova da F-3 internacional. Entre os demais brasileiros, Nelson Ângelo Piquet terminou em oitavo, Roberto Streit ficou em 15º e Danilo Dirani completou a corrida em 17º.

Os principais pilotos e equipes da F-3 devem ainda se enfrentar em outro evento de gala: o GP de Macau, marcado para o dia 15 de novembro. Participantes do Campeonato Inglês, Di Grassi, Piquet e Dirani voltam à pista no próximo domingo, 15 de agosto, para a realização da nona rodada dupla da temporada. Já o carioca Roberto Streit estará no dia 19 de setembro na pista de Brno, na República Checa, para a nona e penúltima rodada dupla do Campeonato Europeu.

O resultado da 14ª edição do Marlboro Masters de Fórmula 3 foi este:

1) Alexandre Prémat (França), Dallara/Mercedes, 25 voltas em 43min20s751, média de 149.291 km/h

2) Eric Salignon (França), Dallara/Mercedes, a 2s130

3) Adam Carroll (Irlanda), Dallara/Honda, a 4s105

4) James Rossiter (Inglaterra), Dallara/Opel, a

5) Lucas Di Grassi (Brasil), Dallara/Renault-Sodemo, a 9s334

6) Nico Rosberg (Finlândia), Dallara/Opel, a 13s270

7) Lewis Hamilton (Inglaterra), Dallara/Mercedes, a 14s257

8) Nelson Piquet (Brasil), Dallara/Honda, a 15s103

9) Jamie Green (Inglaterra), Dallara /Mercedes, a 18s903

10) Danny Watts (Inglaterra), Lola-Dome/Honda-Mugen, a 21s295

15) Roberto Streit (Brasil), Dallara/Opel, a 34s703

17) Danilo Dirani (Brasil), Dall’ara/Honda-Mugen, a 38s535

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.