O brasileiro João Paulo de Oliveira (Varig) disputará neste final de semana (28 e 29/8) a sétima rodada dupla do Campeonato Japonês de Formula 3, no circuito de Mine. O piloto da Lola/Honda/Bridgestone é o atual vice-lider da temporada 2004 com 118 pontos, 49 atrás do italiano Ronnie Quintarelli, da Inging, o primeiro colocado. Até o final da temporada ainda estarão em jogo 120 pontos.
Com 3.308 metros, o circuito de Mine é bastante travado, com chicanes e curvas fechadas, a maioria delas para a direita, e um único ponto de alta velocidade, que é no final da reta dos boxes. “Mine é um circuito difícil, que exige muita precisão no acerto, por ser um circuito com muitas ondulações em diversas partes do traçado”, declarou o piloto oficial Lola-Dome Honda e Bridgestone.
No teste coletivo realizado no início de agosto no circuito japonês, visando a rodada dupla deste final de semana, o atual campeão da F-3 Alemã ficou com o terceiro melhor tempo, em 1min22s311. O mais rápido acabou sendo Quintarelli, 0s201 à frente do piloto brasileiro. No entanto, de quatro sessões de treinos, João Paulo foi o mais rápido em duas, e em uma delas foi o terceiro equipado com pneus usados, enquanto os ponteiros usaram pneus novos. “No teste que realizamos há duas semanas o carro estava muito bom. Fizemos alguns progressos e fiquei bastante satisfeito ao fim do segundo dia. Tenho condições de vencer em Mine e preciso disso para reduzir a diferença para o Quintarelli. Teremos de trabalhar muito para isso, mas confio no trabalho de minha equipe”, completou o brasileiro, que possui duas vitórias, cinco voltas mais rápidas e seis pole positions em 12 corridas nesta temporada.
Para João Paulo de Oliveira, a chave do sucesso para a 13ª e 14ª etapas será a posição de largada. O seu retrospecto é bom, pois em dez etapas largou da primeira fila, e em apenas duas largou em terceiro. “Será essencial um lugar na primeira fila, com isso terei a chance de estar liderando na primeira curva e daí tudo fica mais fácil. Em Sugo, na última rodada dupla que disputamos, estivemos em terceiro nas duas classificações e mesmo tendo um bom carro nas corridas, ficou muito difícil de ultrapassar”, lembrou o brasileiro. “Sei que teremos classificações competitivas, como foi no teste coletivo, mas acredito que estaremos na frente”, torce o vice-líder do campeonato nipônico.
Veja como está o Campeonato Japonês de Fórmula 3 após 12 etapas:
1) Ronnie Quintarelli (ITA), 168 pontos;
2) João Paulo de Oliveira (BRA), 119;
3) Richard Antinucci (EUA), 107;
4) Naoki Yokomizo (JAP), 103;
5) Kazuki Nakajima (JAP), 86;
6) Taku Bamba (JAP) 78;
7) Fábio Carbone (BRA), 74.