Taylor Barnard venceu neste domingo (30) a corrida que encerrou a penúltima etapa da temporada 2023 da Fórmula 3, disputada no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Em uma corrida que contou com pilotos apostando em pneus de chuva e também slicks, o piloto da Jenzer, com os compostos para pista molhada, segurou Christian Mansell para sair com a vitória.
A segunda posição ficou com Mansell, piloto da Campos Racing que buscou de todas as formas a ultrapassagem sobre Barnard, sem sucesso. O pódio ainda contou com Nikita Bedrin, com outro carro da Jenzer. Alejandro García, com outro carro da Jenzer, foi o quarto, enquanto Caio Collet, piloto da Van Amersfoort e vencedor do sábado, completou o top-5.
Sebastian Montoya, com um equipamento da Hitech, finalizou a corrida em sexto, terminando à frente de Sophia Floersch, sétima com a PHM. Paul Aron, da Prema, cruzou a linha de chegada na oitava posição, enquanto Josep María Martí, da Campos Racing, foi o nono. Franco Colapinto, da MP Motorsport, completou a zona de pontos com o décimo lugar.
Gabriel Bortoleto finalizou a corrida com a 11ª colocação, e ficou muito perto de definir o título da Fórmula 3 neste domingo. O piloto da Trident largou da 15ª posição e chegou a ameaçar Colapinto pelo décimo lugar na volta final para entrar na zona de pontuação, o que lhe daria o título. Já Roberto Faria abandonou com a PHM quando aparecia em 11º.
Após a disputa da etapa da Bélgica, Bortoleto lidera o campeonato com 144 pontos, 38 a mais em relação a Aron, segundo colocado com 106. Martí, com 105, é o terceiro. Apenas estes pilotos possuem chances de título, já que cada etapa da Fórmula 3 paga 39 pontos. Caio Collet é o décimo colocado com 61 pontos, e Roberto Faria ainda não pontuou.
A etapa final da Fórmula 3 será disputada nos dias 2 e 3 de setembro, no Autódromo Nacional de Monza, na Itália.