O campeão da Fórmula 3, Gabriel Bortoleto, atribuiu grande parte de seu sucesso na conquista do título deste ano, à orientação de seu mentor e empresário, o bicampeão de Fórmula 1, Fernando Alonso.
Bortoleto, de 18 anos, assegurou o título da Fórmula 3 durante ainda na sessão de classificação da sexta-feira em Monza, quando seus adversários mais próximos não conseguiram pontuar na disputa pela pole position. Bortoleto faz parte do programa de gestão A14 Management, dirigido pelo piloto espanhol, e a temporada de 2023 foi a primeira sob sua orientação.
A consistência desempenhou um papel fundamental na temporada vitoriosa de Bortoleto, com o brasileiro conquistando apenas duas vitórias, nas duas primeiras etapas no Bahrein e na Austrália, mas deixando de marcar pontos em apenas três das dezoito corridas.
“Fernando é uma lenda da Fórmula 1 e não apenas na F1, ele competiu em muitas categorias e venceu em todas”, disse Bortoleto sobre o piloto da Aston Martin. “Ele não é apenas meu empresário, mas também um ídolo para mim, porque desde que eu era muito jovem, Fernando era o cara que estava vencendo corridas na minha categoria dos sonhos, que é a Fórmula 1.”
Bortoleto afirmou que permaneceu em comunicação regular com Alonso ao longo de 2023, e as lições que recebeu foram aplicadas em sua pilotagem.
“Agora, tendo ele como meu empresário e me dando algumas dicas, especialmente antes do Bahrein, de Melbourne,e até mesmo de Mônaco, foi algo muito especial para mim”, disse o brasileiro. “Com certeza, ele foi uma grande parte do que fiz nesta temporada.”
“Eu estava liderando o campeonato após Melbourne e havia vencido minha segunda corrida seguida. Me lembro que ele enviou uma mensagem de voz de quase dez minutos no WhatsApp. Ele me disse muitas coisas ótimas, mas me lembrou que eu poderia ter vencido outras corridas durante o ano, e que em algum momento, eu provavelmente iria enfrentar dificuldades na temporada e poderia não vencer, mas estaria entre os cinco primeiros.”
“Claro que eu precisava aceitar isso e conquistar os pontos de que precisava, e acho que essa foi minha mentalidade durante toda a temporada porque veio diretamente de Fernando, e quando um cara como ele te diz algo, acho que é melhor você ouvir! Então, acho que foi muito especial”, finalizou o brasileiro.