Caio Collet (Foto: F3)
Caio Collet enfim viu sua estrela brilhar na Fórmula 3. Em uma molhada e caótica corrida neste sábado (30), o piloto manteve a cabeça no lugar para fazer as ultrapassagens necessárias e conseguir sua primeira vitória da carreira.
O titular da MP Motorsport largou da quarta colocação na prova. Assim que as luzes se apagaram, já conseguiu uma posição porque Oliver Goethe caiu para trás e, pouco depois, se adiantou em cima de Isack Hadjar para assumir o segundo posto.
O início da disputa aconteceu em condições bastante complicadas em Hungaroring. A previsão do tempo se comprovou e uma forte chuva caiu no circuito, com os competidores precisando sair atrás do safety-car.
Depois que a saída regular foi autorizada, não demorou muito para que o carro de segurança mais uma vez precisasse voltar para a pista. Dessa vez, foi por conta de um incidente envolvendo David Vidales e Pepe Marti.
Na volta 4, a corrida foi retomada, Goethe não conseguiu segurar os ataques de Jak Crawford, caiu mais ainda para trás e Caio conseguiu fazer a ultrapassagem em cima de Hadjar na curva 1, enquanto Franco era o ponteiro.
Mais um período de safety-car foi necessário, dessa vez causado por Brad Benavides e Ido Cohen na volta 5, com ambos os competidores vendo a prova encerrar de maneira prematura.
Na relargada, Isack conseguiu dar o bote em cima de Caio para retomar a segunda colocação. Mas o titular da MP Motorsport não deixou barato e logo na sequência deu o troco em cima do adversário.
A briga pela primeira colocação, então, começou a ficar emocionante. O brasileiro engajou em uma disputa com o argentino Colapinto, com a dupla trocando de posições na ponta constantemente ao longo dos giros.
Entretanto, na volta 10, o adversário acabou abrindo demais na curva 3, deixando o caminho livre para Collet, que tomou a ponta, dali não saiu mais e cruzou a linha de chegada com 6s5 de vantagem para o restante do pelotão.
Com isso, Caio sobe pela primeira vez ao degrau mais alto da categoria de acesso. Em seu segundo ano completo, é seu quinto pódio conquistado, o terceiro da temporada 2022 – aparece em oitavo na classificação.
Colapinto foi quem terminou o dia na segunda colocação, com Kush Mini, companheiro de Collet e indiano, completando o top-3. Portanto, o pódio 1 na Hungria não contou com pilotos europeus.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.