Brasileiro já ficou bem próximo do pódio neste sábado e, mesmo com punição por exceder limite de pista, foi destaque com bela e arrojada ultrapassagem dupla na corrida 1 em plena Eau Rouge e com pista molhada
Bom início para o brasileiro Caio Collet na disputa da quinta etapa da FIA Fórmula 3 em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Neste sábado (28), o paulista de 19 anos marcou pontos em ambas as corridas, terminando em nono e quarto lugares.
Os resultados poderiam ter sido ainda melhores, principalmente na corrida 1, que teve seu início atrasado em virtude da chuva. Collet, na verdade, cruzou a linha de chegada em quinto, mas foi punido em cinco segundos e caiu para o nono. O motivo? Ter ultrapassado os limites da pista na cena mais marcante deste sábado, quando o brasileiro passou dois carros, em plena Eau Rouge e debaixo de chuva.
Sem espaço para voltar à pista, Collet acabou saindo do traçado e, por isso, recebeu a punição, mas a manobra corajosa valeu muitos elogios e comentários. O piloto, que havia largado em nono pelo grid invertido, começou bem a prova e, logo após a saída do Safety Car na terceira das 15 voltas disputadas, já subiu para oitavo. Na volta seguinte, fez uma bela ultrapassagem por fora para chegar ao sétimo posto.
O brasileiro, que corre pela equipe holandesa MP Motorsport, vinha forte na briga pela sexta posição, com os três pilotos a sua frente bem próximos. Foi quando fez a ultrapassagem dupla, mas acabou punido.
“Foi um dia positivo. Voltamos a pontuar nas duas corridas”, celebrou o brasileiro.
“O dia também acabou marcado pela ultrapassagem que eu fiz. Acredito que foi justa a punição, porque eu estava um pouco para fora da pista, mas quando você está a 230 km/h nestas condições, é muito instintivo o que você tem que fazer. Eu tentei desviar dos carros que estavam a minha frente, porque eu estava um pouco mais rápido e, se eu freasse ou tirasse o pé, poderia ter ‘perdido o carro’, até batido. O que eu fiz foi bem sutil e, na minha visão, foi a melhor solução para evitar qualquer tipo de acidente”, explicou Collet.
Com o nono lugar, o brasileiro partiu da quarta posição na corrida 2. A prova começou com pista úmida, mas sem chuva. Mesmo assim, os pilotos partiram com pneus para molhado, já que havia a possibilidade da mudança de tempo, o que acabou se concretizando nas voltas finais.
Collet esteve sempre perto do terceiro colocado e, com a chuva no final, tentou atacar para ganhar a posição no pódio. Mas uma série de incidentes nas últimas voltas, provocaram a entrada do Safety Car em duas oportunidades e impediram o brasileiro de tentar chegar mais à frente.
“Na segunda corrida, eu não estava tão rápido quanto na primeira, então precisamos ver o que temos de melhorar. Mesmo assim, tivemos um ritmo para nos manter entre os primeiros. No geral foi um dia positivo e vamos com tudo amanhã para buscar este pódio”, completou o brasileiro, que já subiu duas vezes ao pódio na temporada e agora somou pontos no total de sete das 14 provas até aqui.
As vitórias deste sábado ficaram com o italiano Lorenzo Colombo e o australiano Jack Doohan. Com os resultados, Collet subiu para oitavo na tabela de pontos (51), entre os 30 pilotos da categoria. O norueguês Dennis Hauger não teve bons resultados e marcou só dois pontos, mas segue firme na ponta, com 154, contra 108 do vice Jack Doohan.
Neste domingo (29), o brasileiro, que faz parte do programa da Alpine Academy, larga novamente da quarta posição na corrida principal. A largada será às 5h40 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Bandsports.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon