Leonardo Fornaroli conquistou nesta sexta-feira (22) a pole position para a segunda etapa da temporada 2024 da Fórmula 3, na Austrália. Na fase final da sessão que definiu as posições de largada no circuito de Albert Park, em Melbourne, o piloto da Trident registrou 1min33s044, garantindo a posição de honra para a corrida 2.
A segunda posição no grid ficou com Gabriele Mini, piloto da Prema que foi apenas 0s019 mais lento em relação a Fornaroli. Dino Beganovic, também piloto da Prema, foi o terceiro mais veloz, e vai dividir a segunda fila com Nikita Bedrin, quarto com a PHM. O grupo dos cinco melhores foi completado por Luke Browning, com um carro da Hitech.
Nikola Tsolov garantiu a sexta posição na classificação desta madrugada, enquanto Arvid Lindblad levou o carro da Prema ao sétimo posto, dividindo a quarta fila com Oliver Goethe, da Campos Racing. Christian Mansell, da ART Grand Prix, e Martinius Stenshorne, da Hitech, completam a lista dos dez melhores.
A sessão contou com uma bandeira vermelha provocada por Sami Meguetounif quando restavam 4min33s para o final. O francês, que defende a Trident, perdeu o controle do carro quando vinha em uma volta rápida buscando melhorar a 16ª colocação e acertou o muro da curva 14 do circuito localizado na capital do estado australiano de Victoria. Joseph Loake também bateu nos instantes finais.
A primeira corrida da etapa da Austrália da Fórmula 3 será disputada ainda nesta sexta-feira, a partir das 21h15. A prova que fecha a rodada dupla está marcada para 19h05 de sábado.