F3: Maloney leva a melhor sobre Martins e vence corrida 2 na Holanda

Zane Maloney venceu neste domingo (4) a corrida de encerramento da penúltima etapa da temporada 2022 da Fórmula 3, disputada no circuito de Zandvoort, na Holanda. O piloto da Trident largou da pole position e acabou superado por Victor Martins nos metros iniciais, mas conseguiu recuperar a ponta da corrida na 12ª das 26 voltas da prova, triunfando pela segunda vez no ano.

A segunda posição acabou nas mãos de Martins, piloto da ART Grand Prix que perdeu desempenho na segunda metade da prova, mas que se manteve atrás apenas de Maloney. Franco Colapinto, da Van Amersfoort, completou o pódio com a terceira colocação, sendo seguido por Roman Stanek, da Trident. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Isack Hadjar, piloto da Hitech.

Jak Crawford, da Prema, terminou em sexto com a Prema, depois de cometer um erro em uma relargada, superando Caio Collet na volta final, relegando o brasileiro da MP Motorsport, vencedor do sábado, ao sétimo posto. Sebastian Montoya, da Campos Racing, foi o oitavo, enquanto Jonny Edgar, da Trident, e Oliver Bearman, da Prema, completaram o top-10.

A corrida contou com três entradas do Safety Car. A primeira ocorreu na quarta volta, quando Brad Benavides e William Alatalo bateram, parando na barreira de proteção. Depois, um detrito do carro de Gregoire Saucy ficou na pista após um toque em Zak O’Sullivan já na segunda metade da corrida, causando nova neutralização. Na volta 22, Rafael Villagomez foi tocado por Juan Manuel Correa e parou na brita.

A decisão da temporada 2022 da Fórmula 3 será disputada no próximo final de semana, com a disputa da rodada dupla da Itália, marcada para o Autódromo Internacional de Monza.