Victor Martins conquistou neste domingo (11) o título da Fórmula 3. O francês fez uma prova segura e terminou a última corrida da temporada 2022, disputada nesta madrugada no Autódromo Nacional de Monza, na Itália, na quarta colocação, após ser punido com cinco segundos por violação dos limites de pista, e pôde comemorar o campeonato ao final da prova. A vitória na corrida ficou com Zane Maloney, piloto da Trident.
A prova foi protagonizada por Maloney, Martins e Oliver Bearman, que batalharam pela vitória ao longo da disputa, especialmente após Aleksandr Smolyar, que largou da pole position, perder desempenho após um toque. Martins chegou a liderar, mas acabou superado pelos dois rivais, enquanto o piloto da Prema chegou a tentar a manobra sobre o barbadiano, sem sucesso.
Martins teve apenas duas vitórias ao longo das nove rodadas duplas do campeonato, obtidas nas corridas principais do Bahrein, na primeira etapa, e em Barcelona, na terceira. O piloto da ART Grand Prix, porém, mostrou grande regularidade, terminando nos pontos todas as corridas da qual conseguiu completar, e tendo apenas três abandonos.
Maloney ficou com a vitória com 15 das 22 voltas programadas completadas, tendo Bearman, piloto da Prema na segunda posição. Jak Crawford, companheiro de equipe de Bearman, foi o terceiro após uma série de punições pós-corrida. Martins, que foi o terceiro na pista, ficou com a quarta posição, enquanto Arthur Leclerc, da Prema, foi o quinto.
Roman Stanek, com um carro da Trident, ficou com a sexta posição, sendo seguido por William Alatalo, sétimo com a Jenzer após também ser punido com o acréscimo de cinco segundos ao tempo final de prova. Jonny Edgar, da Trident, foi o oitavo, enquanto Isack Hadjar terminou em nono, depois de largar em 16º com o carro da Hitech. Reece Ushijima, da Van Amersfoort, foi o décimo. Caio Collet terminou a corrida com o 20º lugar com o carro da MP Motorsport.
A corrida foi encerrada sob bandeira vermelha após um acidente envolvendo Kush Maini e Brad Benavides. O indiano rodou na volta 16 e o americano não conseguiu desviar do adversário, sofrendo um forte impacto. Após a entrada do Safety Car, a prova foi paralisada. Antes, na primeira volta, Rafael Villagomez e David Vidales bateram.
O campeonato termina com Martins campeão, apenas três pontos à frente de Maloney, vice-campeão após enfileirar três vitórias seguidas em corridas 2, as principais das etapas. Oliver Bearman foi o terceiro colocado.