Aleksandr Smolyar conquistou nesta sexta-feira (9) a pole position para a decisão da Fórmula 3, marcada para o Autódromo Nacional de Monza, na Itália. O russo, piloto da MP Motorsport, foi o mais rápido na classificação realizada nesta manhã, cravando na melhor das suas voltas 1min37s559 para garantir a posição de honra e mais dois pontos no campeonato.
A segunda posição ficou com Zane Maloney, piloto da Trident que foi 0s047 mais lento em relação a Smolyar. Roman Stanek, com outro carro da Trident, ficou com a terceira colocação, e dividirá a segunda fila com Victor Martins, líder do campeonato e piloto da ART Grand Prix. Arthur Leclerc, da Prema, parte em quinto, sendo seguido por Oliver Bearman, seu companheiro de equipe.
William Alatalo, com um equipamento da Jenzer, largará da sétima posição, enquanto Jak Crawford, da Prema, ficou com a oitava colocação. Juan Manuel Correa, da ART Grand Prix, parte em nono, enquanto Jonny Edgar, da Trident, ficou com o décimo lugar. O top-12 ainda contou com Josep María Martí, da Campos Racing, e Caio Collet, piloto da MP Motorsport que largará na frente no sábado.
A sessão contou com uma bandeira vermelha provocada por um dos candidatos ao título. Isack Hadjar perdeu o controle do carro, atravessou toda a caixa de brita e parou com o carro na barreira de pneus, causando a interrupção do treino. Isso custou ao francês da Hitech largar nas duas corridas do final de semana na 16ª posição.
A primeira corrida do final de semana da Fórmula 3 em Monza será disputada neste sábado (10), a partir das 5h35, enquanto a decisão do campeonato está marcada para o domingo, às 3h35. O BandSports mostra as duas corridas ao vivo.