Luke Browning foi o piloto mais rápido do treino livre para a disputa da penúltima etapa da temporada 2023 da Fórmula 3, realizado na manhã desta sexta-feira (28) no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Em uma atividade realizada sob chuva durante todo o período, o piloto da Hitech registrou na melhor das suas voltas a marca de 2min23s055 no último dos seus giros.
A segunda posição ficou com Kaylen Frederick, piloto da ART Grand Prix que foi 0s224 mais lento em relação a Browning. Grégoire Saucy, também da ART Grand Prix, marcou o terceiro melhor tempo da sessão, sendo seguido por Josep María Martí, quarto com a Campos Racing. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Caio Collet, brasileiro da Van Amersfoort.
Gabriele Mini, piloto que defende a Hitech, fechou a sessão com o sexto melhor tempo, terminando logo à frente de Zak O’Sullivan, sétimo com um carro preparado pela Prema. Oliver Goethe, da Trident, ficou com a oitava posição, enquanto Taylor Barnard e Nikita Bedrin, ambos pilotos da Jenzer, fecharam a lista dos dez primeiros colocados.
Líder do campeonato e com possibilidade de definição de título já neste final de semana, Gabriel Bortoleto fechou o treino livre com o 12º tempo com o carro da Trident. Já Roberto Faria, piloto que corre com um equipamento da PHM, terminou o ensaio com o 26º tempo entre os 30 pilotos que partiram para o treinamento.
A partir das 10h será realizada a classificação que determinará o grid de largada para as duas corridas do final de semana. A primeira delas está marcada para 5h de sábado, enquanto a segunda ocorre às 3h30 de domingo.