Irina Sidorkova e Nerea Martí (Foto: Fórmula 3)
A Fórmula 3 mostrou estar bastante preocupada em promover a diversidade e inclusão. Nesta quarta-feira (27), a categoria de base anunciou as participações de Doriane Pin, Maya Weug, Nerea Martí e Irina Sidorkova no teste coletivo em Magny-Cours, França.
As atividades vão acontecer na próxima semana, nos dias 9 e 10 de novembro. A presença do quarteto faz parte de um plano de diversidade elaborado pela FIA que envolve a F3 e Fórmula 2 e que busca dar mais espaço no esporte a motor.
Doriane e Maya, que vão à pista no dia 10, foram participantes da primeira edição da seletiva do Girls on Track, com a belgo-holandesa sendo a grande campeã. Ainda, a dupla faz parte do programa da Iron Dames, criado por Deborah Mayer e que tem apoio da Comissão das Mulheres no Automobilismo da FIA desde 2019.
Já Martí e Sidorkova, que correrão no dia 9, fizeram suas estreias na temporada 2021 da W Series. As competidoras, mais jovens do grid, fizeram parte da Academia W, que visa prepara-las e já garantiu vaga para ambas no pelotão até 2023.
“Esse teste na F3 é parte de um grande plano de diversidade que tem como objetivo permitir mais mulheres se juntando ao nosso campeonato no futuro. Hoje, ainda não é fácil para as pilotas chegarem às categorias de base da FIA, queremos ajudar a mudar isso”, disse Bruno Michel, chefe-executivo da F3.
“Uma chave para fazer isso acontecer é criar links entre nossas categorias e programas que promovem mulheres no esporte a motor. Por isso, decidimos oferecer o teste para duas pilotas do programa da Iron Dames, apoiado tanto pela FIA quanto pela Academia de pilotos da Ferrari”, seguiu.
“Maya e Doriane são bastante jovens e enquanto aumentam seu crescimento no automobilismo, é importante receberem oportunidades que ajudem a construir o futuro de suas carreiras. Terão o primeiro contato com o carro em Magny-Cours, e conhecer a categoria. Espero que seja o primeiro passo na direção certa”, emendou.
“Com esse teste, queremos que Nerea e Irina se familiarizem com a F3, o carro, como trabalhamos. Não vai ser sobre desempenho, mas sobre entender as demandas da categoria. Vai ser um primeiro gostinho do que esperar, já que esperamos que vão progredir até nossa categoria no futuro”, concluiu.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.