Pela Viseira do Enzo Fittipaldi: A evolução da equipe de Silverstone para Barcelona

Piloto brasileiro relembra conquistas na pista de Barcelona e fala sobre melhora no rendimento do carro

Fala, pessoal do F1 Mania. Eu já estou em Barcelona após ter acelerado por dois finais de semana seguidos em Silverstone. Foram corridas difíceis, mas vimos lados positivos por conta de melhoras da equipe como um todo e também da minha evolução na F3.

Barcelona é uma pista de alta velocidades e também com algumas curvas lentas e bem técnicas, então podemos trazer algumas coisas que aprendemos em Silverstone para cá. Estou animado para essa etapa e bem feliz por ter uma outra oportunidade com três finais de semana seguidos de corrida.

Eu corri em Barcelona em 2019 na Fórmula Regional Europeia, ano em que fui vice-campeão, e tenho boas memórias dessa pista por ter cravado uma pole e ter conseguido dois pódios. Será uma experiência diferente do que foi em Silverstone, quando eu nunca tinha andado na pista.

Eu sempre converso com meu engenheiro para saber o que posso fazer de melhor nas etapas. O meu trabalho de rotina em conjunto com a Academia de Pilotos da Ferrari também me ajuda muito e meu objetivo é sempre melhorar em tudo, desde a parte mental até mesmo na parte técnica. Eu sempre tento algo novo, meditação por exemplo, além de alongamentos diferentes antes de entrar no carro e na parte técnica de pilotagem estou sempre estudando os dados.

A equipe fez uma mudança no carro meu companheiro Jack Hughes ainda no primeiro final de semana em Silverstone que acabou dando certo e nós levamos esse aprendizado para o segundo final de semana em Silverstone. Aqui na F3 você tem poucas voltas e não tem dias de testes, então acaba sendo complicado essa parte de ter uma corrida logo depois da outra. Se eu for tentar melhorar algo do carro, é justamente nas poucas voltas do treino livre que tenho essa chance.

Por conta disso, nas duas primeiras provas que tivemos em Silverstone nós tivemos que usá-las também de base de acerto para as duas provas da semana passada. Nós chegamos com ideias novas no último final de semana e no treino livre eu já senti uma melhora de pelo menos sete décimos, o que me deu mais confiança com os carros nas curvas de alta velocidade, principalmente no setor 2 da pista.

A equipe HWA Racelab também melhorou o carro e eu classifiquei em 13º de 30 pilotos. Eu estava em terceiro nos últimos minutos do treino quando deu uma bandeira vermelha na pista. Quando deu a verde de novo, todo mundo saiu para dar mais uma volta rápida final. Nesse intervalo, a pista tinha esfriado muito, o vento ficou mais forte e a favor dos carros, por isso todo mundo melhorou. A própria velocidade de reta até aumentou nessa volta.

Nessa volta eu já estava melhorando dois décimos no primeiro setor, mais dois décimos no segundo setor e foi uma pena ter cometido um erro na penúltima curva e perdi a volta. Com certeza poderíamos ter largado ali entre os seis primeiros, mas o mais importante foi que melhoramos. Demos um passo para a frente, fiquei feliz com o trabalho do time e estou aprendendo, que sabe poderemos largar entre os primeiros agora em Barcelona.

Espero fazer um bom final de semana aqui na Espanha e conto com a torcida de vocês.

O “Pela Viseira” é uma série do F1Mania.net em que um time de seis pilotos (Enzo Fittipaldi, Pietro Fittipaldi, Felipe Drugovich, Cacá Bueno, Bruna Tomaselli e Felipe Giaffone) conta de terça, quarta e quinta-feira a sua visão das pistas, vida e carreira.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: F1Mania.net Em Dia 13/08/2020 – Fórmula 1 quer “acabar com a festa” da Mercedes:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunesa