Smolyar crava a pole-position do GP da Hungria de F3 em meio à confusão

Alexander Smolyar conquistou a pole-position da Fórmula 3 em Hungaroring, enquanto o tráfego e os limites da pista confundiam o grid.

A qualificação foi marcada com bandeira vermelha a três minutos do final quando Zak O’Sullivan, da Carlin, parou na pista e deixou o pelotão com pouco tempo para marcar uma volta quando a sessão recomeçou.

Smolyar, da MP Motorsport, que já era o primeiro da ordem, melhorou para marcar uma volta de 1m32,740s que lhe valeu sua primeira pole desde a rodada de 2020 no circuito.

Reece Ushijima saltou para segundo, 0,063 segundos atrás, mas teve seu tempo de volta deletado por exceder os limites da pista e caiu para 19º.

Zane Maloney, que também melhorou ao receber a bandeira quadriculada, foi assim promovido à primeira fila do grid.

Vários pilotos, incluindo o candidato ao título Arthur Leclerc e Ollie Bearman, perderam a chance de completar sua última volta de qualificação quando a bandeira quadriculada foi lançada antes de chegarem à linha de partida/chegada.

Ambos os pilotos estavam na ponta do pelotão antes das voltas finais. Leclerc estava estabelecendo um tempo de volta forte quando as bandeiras vermelhas foram acenadas e ele foi forçado a abortar aquela volta.

Ele teria que se contentar com o quarto lugar e largar ao lado do companheiro de equipe da Prema, Bearman, que foi 0,04s mais rápido.

Ushijima estava longe de ser a única pessoa a ter seu tempo de volta deletado. Jonny Edgar havia superado brevemente os tempos antes de cair na ordem, enquanto outros encontravam melhorias. Ele então teve seu próximo melhor esforço excluído e se classificou em 15º.

Juan Manuel Correa e Oliver Goethe estavam entre aqueles que também tiveram tempos apagados, mas não foram suas melhores voltas e isso significa que Goethe, da Campos Racing, vai largar da pole invertida do grid em sua estreia na corrida de sábado, ao se classificar em 12º.

Gregoire Saucy foi o quinto mais rápido, à frente de Kush Maini e Jak Crawford. O líder do campeonato Victor Martins foi oitavo, com o principal rival Isack Hadjar em 10º, com o brasileiro Caio Collet ficando entre os dois no grid de largada.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon