Zane Maloney foi creditado com a pole position em um final confuso de qualificação da Fórmula 3 em que a bandeira quadriculada foi mostrada muito cedo.
A sessão de treinos da manhã foi fortemente interrompida, com três bandeiras vermelhas limitando a atividade e os pilotos não estabelecendo tempos representativos em uma pista muito molhada enquanto a chuva continuava a cair. Dez pilotos terminaram a sessão no cascalho, em vários pontos e muito pouca atividade clara ou significativa foi possível.
Como consequência, os primeiros 20 minutos da sessão de classificação de meia hora da F3 viram os pilotos levarem as coisas com cautela, com os pilotos não se esforçando muito até que a pista começasse a secar. Sem opção para pneus intermediários, todos os pilotos saíram com pneu de chuva e os primeiros bons tempos foram na região de 1m44s, segundos da eventual pole.
As equipes de Fórmula 3 não estão equipadas para trocas rápidas de pneus, não tendo paradas nos boxes durante as corridas, então os pilotos que apostaram na mudança para slicks tiveram que cronometrar suas trocas perfeitamente.
Mas com pouco mais de cinco minutos para o fim, a bandeira vermelha foi acionada depois que Arthur Leclerc encalhou seu carro virado para trás no cascalho na Rivazza. Ele tropeçou em Enzo Trulli, que esperou para correr com slicks, finalmente saindo com os pneus de chuva, mas com total falta de aderência. Ele disse no rádio que não poderia fazer nada para evitar o incidente, que está sendo investigado pelos comissários.
Isack Hadjar, que estava em uma volta muito rápida antes da bandeira vermelha, estabeleceu inicialmente a pole provisória enquanto os pilotos postavam seus últimos tempos. No entanto, ele foi derrotado primeiro por Gregoire Saucy, Roman Stanek e Zane Maloney, que pareciam terminar a sessão no topo.
Alguns pilotos foram mostrados nas telas de cronometragem como tendo levado a bandeira quadriculada na pista antes do tempo de a sessão expirar – possivelmente devido à confusão com a bandeira vermelha. As equipes pareciam confusas sobre informar os pilotos para continuar ou parar, devido a mensagens conflitantes.
David Vidales e Ollie Bearman quase colidiram na Rivazza, em um incidente muito parecido com Trulli e Leclerc, nos momentos finais. Entretanto, a marca de 1m41,180s de Maloney manteve-se no final da sessão e o piloto da Trident conquistou a pole com Roman Stanek em segundo.
Franco Colapinto, que se classificou em 12º, fará a pole para a corrida de grid parcialmente invertida de amanhã, com Ido Cohen ao lado dele na primeira fila. Os dois pontos de Maloney para a pole o colocaram empatado com Colapinto na classificação, a dupla em sexto e sétimo lugar com 12 pontos.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon