Alvaro Cho vence Corrida 1 da Fórmula 4 Brasil e adia definição do título

Foi por menos de 0s5 que Alvaro Cho conseguiu se manter na briga pelo título da temporada 2024 da Fórmula 4 Brasil. O piloto da TMG Racing teve um dia positivo, marcou a pole position e usou todas as chances possíveis nesta sexta-feira (13) para vencer a corrida que abriu a etapa decisiva.

O resultado desta tarde deixou os dois candidatos ao troféu de campeão, Matheus Comparatto e Alvaro Cho, separados por apenas 29 pontos, com 42 ainda em jogo. No dia anterior, Alvaro viu suas chances diminuírem após um incidente na largada da Corrida 2 da sexta etapa. Com o resultado de quinta-feira, Comparatto precisava de apenas uma vitória para encerrar o jogo e levar a taça de campeão para casa.

A tensão do dia que abriu a oitava e última etapa do calendário era palpável já no classificatório. Cho conquistou a pole com 1MIN35S637, enquanto Comparatto ficou em segundo por apenas 0s145. Mas o piloto da Bassani tinha uma vantagem: sua segundo melhor volta garantiu a primeira posição de largada na Corrida 1, nesta sexta-feira. Uma vitória sacramentaria os rumos do campeonato.

“Foi uma corrida muito boa para nós. O Comparatto fez a segunda maior pontuação, o que dificulta um pouco para nós. Administramos muito, mas optamos por ser mais conservadores no fim. Acho que será decidido na última corrida. Independente de sermos campeões ou não, não fizemos uma etapa, e é um mérito muito grande estarmos onde estamos, a 29 pontos do líder. Aprendi muito, conheci gente pra vida toda e isso é o mais importante”, destacou o vencedor do dia.

A prova de 30 minutos teve início no final desta tarde. Alvaro Cho conseguiu largar bem, deu o ‘pulo do gato’ e tomou a liderança na primeira curva ao superar Comparatto, enquanto o “rookie” Pepê Souza sustentou a terceira posição. A primeira volta foi encerrada sem incidentes e com algumas ultrapassagens importantes de Gino Trappa, que pulou de último para 12º.

A jornada marcou também as estreias do sorocabano Murilo Rocha e do norte-americano de cidadania brasileira, Alexander Jacoby, ambos competindo com a Oakberry Bassani F4.

O forte ritmo imposto por Cho manteve Comparatto afastado. Desta forma, as disputas foram mais apertadas no meio do grid, com Trappa dando continuidade a sua corrida de recuperação e alcançou o nono lugar com dez minutos já transcorridos. O argentino continuou a se destacar com a volta mais rápida, o que lhe valeria um ponto extra.

Na reta final, contudo, Comparatto partiu para tentar fechar a parada ainda nesta sexta-feira e encurtou a diferença que o separava de Cho. O piloto da TMG Racing conteve a pressão e sustentou a primeira posição até o fim, ainda que por margem muito apertada: Alvaro cruzou a linha de chegada com apenas 0s473 de frente para Matheus. Pepê Souza garantiu seu segundo pódio no ano e o triunfo entre os “rookies”. Arthur Pavie e Ethan Nobels fecharam o top-5.

O sábado será um dia histórico para pilotos e público em Interlagos. Com apenas 29 pontos de diferença na tabela, Matheus Comparatto e Alvaro Cho vão protagonizar a final mais disputada da história da Fórmula 4 Brasil, campeonato que tem seus carros impulsionados por motores Abarth e abastecidos com Gasolina Podium Petrobras.

A Corrida 2, de 20 minutos, terá início às 8h45. Com grid formado pela inversão dos oito primeiros colocados da primeira prova, Rogério Grotta larga na frente. Rafaela Ferreira e Gino Trappa partem em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Já a terceira prova, a última da temporada, tem largada às 14h10 e duração de 30 minutos. Alvaro Cho estará na pole position, seguido por Comparatto e Pepê Souza.

A temporada 2024 da Fórmula 4 Brasil tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube e do BandSports.

Confira o resultado da corrida 1 da Fórmula 4 Brasil em Interlagos

Corrida 1 (top-10):
1º – Alvaro Cho #21 (TMG Racing), X voltas em 32min15s107
2º – Matheus Comparatto #118 (Oakberry Bassani F4), +0s473
3º – Pepê Souza #27 (Cavaleiro Sports), +4s309
4º – Arthur Pavie #88 (TMG Racing), +5s783
5º – Ethan Nobels #12 (Cavaleiro Sports), +6s409
6º – Gino Trappa #48 (Oakberry Bassani F4), +6s669
7º – Rafaela Ferreira #18 (TMG Racing), +9s072
8º – Rogério Grotta #7 (Cavaleiro Sports), +9s369
9º – Filippo Fiorentino #37 (TMG Racing), +13s775
10º – Lucca Zucchini #9 (Cavaleiro Sports), +14s365



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.