Entre os dias 2 e 6 de outubro, a Fórmula 4 Brasil embarca em uma jornada histórica. A categoria-escola levará as jovens promessas do automobilismo sul-americano para uma etapa inédita no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, em Buenos Aires, Argentina.
O evento marca a quinta etapa da edição 2024, que dá início à sua segunda metade da temporada, e antecipa uma rodada igualmente importante: a preliminar do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, programada para os dias 2 e 3 de novembro, em Interlagos.
Inaugurada em 1952, a pista argentina já recebeu 20 provas da Fórmula 1 e oferece diversas configurações de traçado. Para esta etapa, foi selecionada a configuração 6, com 4.259 metros, 14 curvas, com traçado sendo percorrido no sentido horário. Entre suas características marcantes estão a longa reta dos boxes e os trechos rápidos, como a Curva Ascari.
“Estrear na Argentina vai ser um desafio, todas as equipes vão começar do zero na pista, então vamos chegar e entender como os carros vão se comportar nos treinos. Acho que esse nível “zero” pode chacoalhar um pouco o campeonato e, com certeza, a equipe que conseguir se adaptar mais rapidamente vai se sobressair”, comentou Lucca Zucchini, piloto da Cavaleiro Sports.
A chegada da F4 Brasil ao exterior reforça o crescimento da categoria e a sua consolidação como formadora de talentos. O público argentino poderá presenciar o mais alto nível de segurança, tecnologia e desenvolvimento com os pilotos em carros de fórmula.
A F-4 integrará no final de semana o Festival Sul-Americano de Velocidade, que também contará com as categorias Stock Car, TCR Brasil, TC2000, Fórmula Nacional, Fiat Competizione e TCR South America.
Os treinos oficiais da Fórmula 4 terão início na sexta-feira. Antes, os pilotos realizaram testes não oficiais de preparação. A sessão classificatória para o grid terá início às 14h05 da sexta-feira, definindo o pole para as corridas 1 e 3. A primeira prova do fim de semana será realizada logo depois, às 16h55.
A corrida 2, a mais curta, acontecerá no sábado, a partir das 12h15. A prova terá 20 minutos mais uma volta de duração, com grid invertido em relação aos oito primeiros colocados da corrida de sexta-feira. O encerramento da etapa, com a terceira e última prova da categoria-escola nesta histórica primeira ida ao exterior, ocorrerá no domingo de manhã, às 8h15, com 30 minutos mais uma volta de duração.