A sexta etapa da Fórmula 4 Brasil, realizada neste fim de semana como programação do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, finalizou hoje (03/11), com vitórias dos líderes do campeonato, Matheus Comparatto (Oakberry Bassani F4) e Alvaro Cho (TMG Racing) nas Corridas 1 e 3, respectivamente.
A Corrida 2 não foi disputada devido à tempestade que atingiu o Autódromo de Interlagos na tarde de sábado. A intensidade causou muitos transtornos, forçando membros das equipes da Fórmula 1 a se abrigarem dentro dos boxes ou nos escritórios localizados nos fundos daquela área de trabalho. Foi o mesmo caso das equipes da Fórmula 4, que estão concentradas em instalações montadas perto da Curva do Sol.
A categoria-escola pôde disputar a primeira prova em ótimas condições climáticas. Ethan Nobels (Cavaleiro Sports), que largou na pole position, começou bem, mas logo foi superado por Pepê Souza (Cavaleiro Sports), que assumiu a liderança. Porém, na primeira volta, Nobels recuperou a posição, mantendo o grid extremamente competitivo, com todos os pilotos disputando cada centímetro da pista.
Alvaro Cho (TMG Racing) conseguiu alcançar Nobels algumas voltas depois, e os dois duelaram lado a lado por praticamente metade de uma volta. Contudo, um toque entre eles danificou os carros, levando à ativação da bandeira amarela e à entrada do safety car.
Na relargada, Pepê Souza retomou a liderança, enquanto o pelotão se distanciava um pouco. Matheus Comparatto (Oakberry Bassani F4), atual líder do campeonato, apareceu em terceiro lugar e rapidamente ultrapassou Rogério Grotta (Cavaleiro Sports), partindo em busca da vitória.
Na metade da prova, Arthur Pavie (TMG Racing) sofreu danos no bico de seu carro durante uma disputa na parte de trás do grid. Nesse meio tempo, Comparatto se aproximou de Pepê, conseguindo a ultrapassagem e assumindo a liderança, abrindo vantagem.
A corrida terminou com a vitória de Comparatto, sua quarta na temporada de 2024. Pepê Souza conquistou seu primeiro pódio, e o argentino Gino Trappa (Oakberry Bassani F4) completou o pódio em terceiro lugar. Com esse resultado, Comparatto ampliou sua vantagem sobre Alvaro Cho no campeonato.
“Foi muito bom voltar a vencer, principalmente aqui em Interlagos, nessa etapa tão especial para nós da F4. Claro que os problemas que o Nobels e o Comparatto tiveram acabaram me favorecendo, mas foi uma corrida bem intensa e consegui encontrar o ritmo certo para fechar a corrida com a vitória”, disse Comparatto, que se tornou o piloto com mais vitórias na categoria, somando oito no total.
Pepê Souza celebrou o primeiro pódio na F-4 Brasil: “Estou muito feliz com o resultado. Tivemos muitos altos e baixos até aqui, sempre aprendendo e evoluindo. Fizemos uma classificação boa e conseguimos manter o ritmo na corrida, conquistando a vitória rookie e o primeiro pódio. Estar correndo com a Fórmula 1 é muito legal!”
A Corrida 3 ocorreu na manhã de domingo sob chuva intensa e com a pista extremamente molhada. A largada foi dada com os carros sendo guiados pelo safety car, devido às condições adversas, o que resultou em alguns minutos sem ultrapassagens.
Com 17 minutos restantes, a bandeira verde foi acionada, permitindo que Alvaro Cho realizasse uma ultrapassagem sobre Ethan Nobels. No entanto, o safety car voltou à pista após Ciro Sobral, Gino Trappa e Cecília Rabelo saírem do traçado. A piloto da Oakberry Bassani F4 colidiu com uma barreira, mas felizmente saiu do carro sem grandes problemas.
A prova foi retomada com sete minutos no relógio. Apesar da pista ainda estar muito molhada, os pilotos conseguiram uma relargada limpa, mantendo suas posições. Em sua tentativa de segurar a terceira colocação, Comparatto acabou saindo da pista, cedendo a posição para Pepê Souza, mas conseguiu se manter na corrida em quarto lugar.
A volta final trouxe uma disputa eletrizante entre Alvaro Cho e Ethan Nobels. O piloto da Cavaleiro Sports se aproximou do líder, mas Álvaro conseguiu defender sua posição, conquistando assim sua quarta vitória do ano, empatando com Matheus Comparatto, que foi desclassificado da corrida por irregularidades técnicas.
“Foi muito bom vencer aqui hoje. Mesmo com a dificuldade da chuva, fizemos uma boa corrida e garantimos a vitória. Além de poder ver a Fórmula 1, foi muito emocionante ver o carro do Ayrton Senna andando logo depois da minha vitória”, disse Alvaro, se referindo às voltas que Lewis Hamilton deu no traçado paulista com o MP4/5B, carro que deu o título ao tricampeão em 1990.
A próxima parada da Fórmula 4 Brasil será a sétima e penúltima etapa em Goiânia, entre 22 e 24 de novembro. Além disso, a categoria vai disputar sua rodada final novamente em Interlagos, entre 13 e 15 de dezembro. A organização da categoria informará em breve a possibilidade de reposição da Corrida 2, não disputada nesta etapa em função da chuva.
Resultado Corrida 1
1º – Matheus Comparatto #118 – Oakberry Bassani F4, 19 voltas em 31min38s632
2º – Pepê Souza #27 – Cavaleiro Sports, +1s138
3º – Gino Trappa #48 – Oakberry Bassani F4, +1s795
4º – Rogério Grotta #7 – Cavaleiro Sports, +6s602
5º – Filippo Fiorentino #37 – TMG Racing, +15s862
6º – Alvaro Cho #21 – TMG Racing, +16s411
7º – Rafaela Ferreira #18 – TMG Racing, +19s073
8º – Lucca Zucchini #9 – Cavaleiro Sports, +25s882
9º – Ciro Sobral #71 – TMG Racing, +28s007
10º – Celo Hahn #00 – TMG Racing, +29s637
Resultado Corrida 3
1º – Alvaro Cho #21 – TMG Racing, 10 voltas em 23min37s366
2º – Ethan Nobels #12 – Cavaleiro Sports, +0s797
3º – Arthur Pavie #88 – TMG Racing, +5s558
4º – Lucca Zucchini #9 – Cavaleiro Sports, +7s749
5º – Filippo Fiorentino #37 – TMG Racing, +8s599
6º – Rogério Grotta #7 – Cavaleiro Sports, +14s938
7º – Rafaela Ferreira #18 – TMG Racing, +15s078
8º – Pepê Souza #27 – Cavaleiro Sports, +23s373
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.