F4
|
25 de julho de 2024 13:06

Fórmula 4 Brasil chega à metade de 2024 com diversidade de vencedores

A Fórmula 4 Brasil realiza neste fim de semana sua quarta etapa em 2024, que marca a metade da temporada. O palco será o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, circuito que a categoria visita pela primeira vez este ano e que receberá um grid ávido por alcançar novos feitos.

Na última rodada, que aconteceu no fim de junho no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), a categoria-escola, que usa motores Abarth, viveu um grande momento: Rafa Ferreira, da TMG Racing, tornou-se a primeira mulher a vencer na Fórmula 4. O marco histórico abriu caminho para mais um recorde: pela primeira vez o campeonato registrou seis vencedores diferentes em nove corridas.

A marca valida o resultado do esforço de equipes e pilotos para tornar a categoria referência de formadora de jovens pilotos na América Latina. Dos seis competidores que subiram ao lugar mais alto do pódio, quatro foram inéditos, sendo que três deles fazem sua estreia na categoria em 2024.

Matheus Comparatto (Oakberry Bassani F4) atual líder do campeonato, obteve três vitórias até então. Em segundo lugar está Alvaro Cho (TMG Racing), com duas conquistas. Ethan Nobels (Cavaleiro Sports) abre a fila de rookies com vitórias nesta temporada, seguido por Filippo Fiorentino (TMG Racing) e Gino Trappa (Oakberry Bassani F4). A lista se encerra justamente com Rafa, a mais recente vencedora inédita.

Em 2022 e 2023, quando foram disputadas seis etapas (ou 18 corridas) por temporada, a categoria apresentou quatro e cinco vencedores diferentes em nove corridas, respectivamente. Agora, com oito rodadas no ano, existem chances de que a temporada finalize sua metade com um número ainda maior de vencedores.

Quando o recorte diz respeito a pódios, o número também é promissor: dez competidores já tiveram a oportunidade de comemorar em um dos três lugares de honra. O número é o mesmo da metade da temporada 2023 e deixa em aberto mais um possível recorde a ser quebrado em Goiânia: o de maior número de pilotos diferentes no pódio na metade da temporada.

Matheus Comparatto encabeça a lista de top-3 até então, com cinco conquistas. Logo atrás, empatados, estão Ethan Nobels e Alvaro Cho, cada um com quatro. Rafa Ferreira vem logo atrás, com três. Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) e Arthur Pavie (TMG Racing) contabilizam dois pódios cada. Já Ciro Sobral (TMG Racing), Rogério Grotta (Cavaleiro Sports) e Filippo Fiorentino tiveram uma conquista.

O grid da categoria vai aumentar em Goiânia com a chegada de Alceu Feldmann Neto, filho de Alceu Feldmann, piloto que já competiu na Stock Car Pro Series. Essa será a estreia do jovem piloto em monopostos. Ele guiará o carro #01 preparado pela Oakberry Bassani F4 e tem como objetivo entender e aprimorar seu manejo com o carro.

O campeonato faz sua primeira etapa do ano em Goiás no próximo final de semana. Ao lado da Stock Car e Stock Series, a Fórmula 4 participa das comemorações dos 50 anos do Autódromo Ayrton Senna.

Entre quarta e quinta-feira, o pelotão de jovens pilotos acelera nos treinos extras da categoria-escola. Na sexta-feira se iniciam as atividades oficiais do fim de semana, com treinos às 9h15 e às 13h00. A classificação que define o grid das disputas 1 e 3 será realizada no mesmo dia, às 15h40. No sábado, a Corrida 1 tem largada marcada às 10h00. Já a prova 2 inicia às 16h50. No domingo, a Corrida 3 parte às 8h50.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.