Matheus Ferreira: conheça a promessa brasileira que chamou atenção da F1 com duas vitórias na preliminar

Um dos talentos brasileiros no automobilismo europeu, Matheus Ferreira foi um dos destaques do final de semana da F4 Brasil disputada no Autódromo de Interlagos durante a etapa realizada na programação do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. O piloto esteve no grid e venceu duas corridas na capital paulista, além de obter um quinto lugar, sendo o maior pontuador da rodada tripla.

O piloto, que deu seus primeiros passos na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), que tem entre os fundadores seu bisavô, Arnaldo Horácio Ferreira, teve uma carreira bem-sucedida no kart, conquistando o vice-campeonato europeu da modalidade. Tal desempenho chamou atenção da Alpine, que ainda em 2022 trouxe o piloto para seu programa de afiliados, promovendo-o a representante de sua academia no início desta temporada, levando-o para a F4 Italiana, a mais forte Fórmula 4 do planeta.

Atuando pela equipe Van Amersfoort, Matheus Ferreira foi um dos destaques entre os pilotos novatos na categoria. O brasileiro teve como grande resultado no ano o segundo lugar na terceira corrida da etapa de Spa-Francorchamps, na Bélgica entre os novatos, e o quinto lugar geral. Tal resultado ajudou o piloto a terminar entre os dez melhores no torneio dos rookies.

O piloto é um dos sete nomes do País que atuam ou são ligados a equipes de F1 nesta temporada. Além de Ferreira pela Alpine, o esporte a motor brasileiro ainda tem neste ano Pietro Fittipaldi na Haas, Felipe Drugovich na Aston Martin, Enzo Fittipaldi na Red Bull, Gabriel Bortoleto na McLaren, e Aurelia Nobels e Rafael Câmara na Ferrari.

Voltando a Ferreira, o piloto esteve em Interlagos para correr a etapa da F4 Brasil e se mostrou dominante nas corridas longas. Na primeira prova da etapa, o piloto, que defendeu a Bassani no torneio nacional, se valeu das relargadas para tomar a liderança e vencer. Também na largada veio a ultrapassagem que valeu o triunfo na corrida 3. Na segunda prova, o piloto obteve o quinto lugar.

“Estou muito feliz e emocionado por ter vencido duas de três corridas. Foi uma corrida difícil, com duas relargadas, mas fiz meu trabalho e deu tudo certo”, disse Ferreira, logo após as corridas da F4 Brasil em Interlagos.

Matheus Ferreira aguarda agora para dar os próximos passos na carreira, mas o desempenho mostrado no ano o credencia a, daqui alguns anos, estar em uma das categorias de topo do esporte a motor mundial. Tempo e capacidade para isso, o piloto já mostrou ter.