Tarso Marques acredita em vitória na China

Os treinos livres para a última etapa do Campeonato Grã Turismo da FIA (FIA GT) tiveram início nesta sexta-feira (dia 12) no circuito de Zhuhai, na China. O sexto lugar na primeira sessão e a terceira posição no segundo treino deixaram o paranaense Tarso Marques (Perkons / Teeleap), da equipe JMB Racing, otimista para a corrida deste domingo (14), com largada a 1h15 (de Brasília).

Os dois treinos classificatórios serão realizados neste sábado (13). Hoje, o melhor tempo foi registrado pela dupla Mika Salo e Andrea Bertolini, da equipe AF Corse, em 1min31s909. A equipe de Tarso terminou em quinto na combinação dos tempos (1min32s568).

“É primeira corrida que sinto que temos chances reais de brigar pela vitória. Tivemos alguns problemas, mas o carro andou bem rápido. Ficamos com o melhor tempo durante boa parte do treino, mas depois uma peça do carro quebrou e demoramos quase uma hora para consertar”, declarou o brasileiro, que estará dividindo a pilotagem da Ferrari 575 com o austríaco Karl Wendlinger e o suíço Iradj Alexander.

“Na última etapa, em Dubai, o forte calor impediu que continuássemos na prova, porque o Wendlinger passou muito mal. Para evitar esse problema aqui, a equipe decidiu contar com mais um piloto”, explicou Tarso.

“Por um lado isso é bom, mas é preciso que ele entre no ritmo. Por isso, hoje o Alexander foi o que mais treinou”, continuou o brasileiro. Tarso já correu duas etapas com o carro de número 17. Em Oschersleben (Ale), a equipe terminou em quarto lugar e, em Dubai (Emirados Árabes), eles não completaram a corrida, porque Wendlinger passou mal.

Tarso gostou do traçado da pista de Zhuhai, que tem 4.300 metros de extensão, mas destacou que é preciso tomar cuidado para não ficar preso na brita. “A pista é bem legal, mas é muito lisa e está bastante suja, com muita areia. Na corrida, tem de tomar cuidado para não ficar na brita. A caixa de brita aqui é muito funda e se você sair da pista o carro afunda”, completou.

Confira os melhores tempos (combinadas as duas sessões):

1) Mika Salo / Andrea Bertolini (AF Corse) 1min31s909

2) Fabrizio de Simone / Johnny Herbert (AF Corse) 1min32s165

3) Gabriele Gardel / Matteo Bobbi (BMS Scuderia Italia) 1min32s257

4) Fabio Babini / Gianni Morbidelli (GPC Giesse) 1min32s558

5) Tarso Marques / Karl Wendlinger / Iradj Alexander (JMB Racing) 1min32s568

6) Uwe Alzen / Michael Bartels (Vitaphone Racing) 1min32s744

7) Alex Margaritis / Walter Lechner Jr. / Franz Konrad (Konrad Motorsport) 1min32s761

8) Mike Newton / Thomas Erdos (RML) 1min33s275

9) Stephane Daoudi / Peter Kutemann/ Mauro Casadei (JMB) 1min33s442

10) Philipp Peter / Emanuele Naspetti (GPC Giesse) 1min33s522