Nelsinho Piquet é um dos destaques da categoria

Nelsinho Piquet terá, este ano, seu maior desafio desde o início da carreira no automobilismo, aos oito anos de idade, quando entrou pela primeira vez em um kart. O piloto disputa, a partir de 23 de abril, a primeira temporada da GP2 Series, categoria recém criada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) com o objetivo de preparar pilotos e ser o principal laboratório para a cobiçada Fórmula 1. Nelsinho competirá pela equipe Hitech Piquet Sports e terá como companheiro de equipe o também brasileiro Xandinho Negrão, atual campeão da Fórmula 3 Sul-Americana.

Em 11 anos como piloto, Nelsinho Piquet construiu uma sólida carreira no automobilismo. Nesse período, o piloto foi tricampeão brasileiro de kart (1997,1999 e 2000), campeão da Fórmula 3 Sul-Americana (2002) e tornou-se também o mais jovem campeão de toda a história da Fórmula 3 Inglesa (2004), com 19 anos e dois meses de idade. Além disso, participou de três testes com equipes de Fórmula 1, dois com a BMW Williams (2003 e 2004) e um com a Lucky Strike B.A.R. Honda (2005).

A GP2 Series, no entanto, marca uma nova etapa na carreira do piloto brasileiro. A categoria, também chamada nos bastidores de Fórmula 2, tem como destaque a alta tecnologia e a velocidade dos carros, que chegam a 320 km/h e têm potência de 600bhp, bastante superior ao dos veículos da Fórmula 3. Será a primeira vez que Nelsinho disputa uma competição com carros dessa potência e com rotina semelhante ao da Fórmula 1, ou seja, com paradas para troca de pneus.

Para Nelsinho, a participação na GP2 será uma experiência muito importante na carreira. “Será um campeonato de altíssima qualidade, com grandes pilotos e muita competitividade. Como as corridas serão disputadas nas preliminares dos GPs de Fórmula 1, a visibilidade será enorme e obviamente todo mundo fará o possível para vencer.”, avalia o piloto. “Estou muito ansioso para o início da temporada, que será definitivamente muito importante na minha carreira.”, acrescenta.

A expectativa para o campeonato, afirma Nelsinho, é de bons resultados. “Acredito que tenho tudo para andar entre os primeiros. Tenho uma boa experiência e a Hitech Piquet Sports foi montada com profissionais bastante experientes e preparados.”, destaca. “Estamos investindo pesado em equipamento de ponta para ter o melhor carro possível e sermos sempre competitivos.”, completa.

Este ano, Nelsinho Piquet contará com o patrocínio de quatro empresas (Oi, SAB Trading, Taurus e Unicard Unibanco). Alpinestars, Autotrac, Eschola.com, Magic Brazil e Oakley também apóiam o piloto e a nova equipe. “Fico muito satisfeito em ter a confiança de todas essas empresas. Eles têm sido essenciais em minha carreira, pois o investimento que fazem em mim é que garante que eu possa trabalhar com qualidade.”, afirma Nelsinho.