Sauber e Minardi não foram as únicas prejudicadas pela chuva e neve que atrapalharam os testes de Ímola neste final de semana. Xandinho Negrão, que esteve no circuito acompanhando o amigo Felipe Massa, também não aproveitou o período da forma como gostaria. “Queria ter um contato maior com a pista, mas só consegui completar duas voltas em um carro de passeio, com o Massa dirigindo”, falou Xandinho. Será em Ímola que o atual campeão sul-americano de Fórmula 3 fará sua estréia na Fórmula GP2, no dia 23 de abril.
Companheiro de Nelsinho Piquet na Hitech Piquet Sports, Xandinho fez elogios ao traçado do autódromo Enzo e Dino Ferrari, que recebe GPs de Fórmula 1 desde 1980. “É uma pista seletiva, com curvas que exigem muita técnica”, disse o piloto de 19 anos, que recebeu boas dicas de Felipe Massa durante o reconhecimento. “Ele procurou me ajudar bastante. Se o mau tempo atrapalhou, pelo menos os conselhos dele valeram a pena”, brincou.
Xandinho fez algumas ressalvas com relação às áreas de escape de Ímola. “Elas são curtas, os pilotos da GP2 vão precisar redobrar o cuidado para não bater”, citou, lembrando que a categoria recém-criada pela FIA corre duas vezes no mesmo final de semana. No sábado, a prova dura 180 km, enquanto a de domingo tem 80 km. “Quem sofrer um acidente na primeira corrida dificilmente participará da segunda. O asfalto também tem algumas ondulações sérias. O preparo físico será importante, principalmente na etapa de sábado.”
Os primeiros testes coletivos da GP2 serão realizados entre quarta e sexta-feira desta semana em Paul Ricard (sul da França). Os 21 pilotos confirmados na categoria devem participar. Xandinho e Nelsinho dividirão durante os treinos o único chassi Dallara entregue à Hitech Piquet Sports. As 12 equipes inscritas devem receber o segundo carro no final de março.