“Foi um dia confuso, com problemas para todo mundo, mas terminou bem para nossa equipe.” Foi desta forma que Xandinho Negrão definiu o primeiro teste coletivo da Fórmula GP2 nesta quarta-feira em Paul Ricard. Com 1min21s746, Nelsinho Piquet fechou a sessão na frente, mas enfrentou problemas com o carro e ficou cerca de três horas parado nos boxes.
Com o atraso na programação da Hitech Piquet Sports, provocado pela prolongada permanência de Nelsinho nos boxes, Xandinho teve de se contentar em assistir à movimentação do lado de fora da pista, sofrendo com as baixas temperaturas (em torno de 7 graus) no circuito de Le Castellet. Segundo ele, Nelsinho gostou do carro e apenas fez reparos à sua tendência em sair de frente. A equipe, no entanto, já antecipara que neste primeiro dia a ênfase seria apenas na busca do conhecimento do carro.
Onze das 12 equipes inscritas no campeonato estiveram em ação, cada uma com apenas um carro. Os ensaios foram abertos apenas na parte da tarde e a maioria dos carros enfrentou dificuldades com a quebra da manga do semi-eixo traseiro. “Felizmente, não sofremos esse problema. Foi um começo complicado, mas já esperávamos por isso, já que esta foi a primeira vez que rodamos com o Dallara-Renault Mecachrome”, explicou Felipe Vargas, diretor técnico da Hitech Piquet Sports.
Nelsinho, por exemplo, saiu para a “instalation lap” (volta inicial de verificação dos sistemas eletrônicos) e, quando voltou, foi obrigado a permanecer quase três horas parado enquanto os mecânicos trabalhavam no câmbio. Todo o conjunto de acionamento hidráulico precisou ser trocado.
De acordo com o novo programa da equipe, Xandinho treinará amanhã no período das 9h30 às 12h30; à tarde, das 14h30 às 17h30, cederá o cockpit a Nelsinho. Os ensaios se prolongarão até a sexta-feira e os pilotos das equipes continuarão se revezando no volante do carro de cerca de 600 cavalos de potência.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.