Com previsão ainda de temperaturas baixas e a solução de boa parte dos problemas técnicos que complicaram os primeiros testes da nova categoria, a pré-temporada das 12 equipes da Fórmula GP2 recomeça nesta semana em Paul Ricard. Xandinho Negrão e Nelsinho Piquet, companheiros de equipe na Hitech Piquet Sports, chegaram ao autódromo do sul da França nesta segunda-feira e participaram de reuniões preparatórias com o diretor técnico Felipe Vargas.
Os ensaios serão realizados de amanhã a quinta-feira. “Está apenas um pouco menos frio que há duas semanas, quando chegou a baixar de zero durante a noite. Como Paul Ricard está localizado no alto de uma montanha, a sensação de frio é sempre maior que lá embaixo”, explicou Xandinho. Hoje, a previsão era de máxima de 11 graus. Xandinho e Nelsinho continuarão se revezando no cockpit, já que os organizadores ainda não entregaram o segundo carro de cada equipe.
Depois dos primeiros treinos, o carro da Hitech Piquet Sports passou por ampla revisão na sede em Silverstone, na Inglaterra. De acordo com Felipe Vargas, a equipe encaminhou para os promotores uma lista com os problemas identificados. “Apenas diagnosticamos o que havia de errado. A correção deve ser feita pela Mader, fornecedora da categoria”, explicou o dirigente da escuderia anglo-brasileira.
Com base no relatório da Hitech Piquet Sports, um novo conjunto de relações de câmbio está sendo entregue às equipes. “Fizemos um teste no raio X e constatamos que havia risco de quebra”, informou Felipe Vargas. O volante do Dallara também ganhou uma evolução, provavelmente no sistema mecânico, e pastilhas de freios mais resistentes tentarão aumentar a durabilidade dos discos.
Se todos os problemas forem solucionados, Felipe Vargas acredita que Xandinho e Nelsinho poderão finalmente alcançar a quilometragem pretendida para os treinos em fevereiro. “Naqueles dias, completamos cerca de 350 quilômetros. Isso não deu nem um terço do que planejáramos”, concluiu Felipe Vargas. Segundo a programação da Hitech Piquet Sports, os dois pilotos andarão nos três dias. Xandinho abrirá os trabalhos nesta terça-feira, das 9 às 12h30 (locais); à tarde, das 13h30 às 17 horas, cederá a vez a Nelsinho.