As constantes falhas do motor Mecachrome complicaram a vida dos brasileiros Xandinho Negrão e Nelsinho Piquet no segundo dia de testes coletivos da semana em Paul Ricard, na França. Depois de um ensaio animador na véspera, quando a maior parte dos problemas iniciais do novíssimo carro da Fórmula GP2 parecia caminhar para a solução, os pilotos da Hitech Piquet Sports andaram bem menos que o planejado. O venezuelano Ernesto Viso, da BCN, foi o mais rápido da sessão, enquanto Nelsinho Piquet fechou em 5º. Mais uma vez, a organização divulgou apenas os melhores tempos de cada uma das 12 equipes.
Os testes foram divididos em quatro turnos de uma hora e meia cada, com uma temperatura ambiente e de pista bem mais elevada do que ontem. Xandinho não escondeu o desapontamento com a pouca produtividade. “Hoje não foi legal. Completamos 20 voltas a menos que no primeiro dia. O motor deu problema diversas vezes. Ele cortava de uma hora para outra. A equipe mexeu bastante no chicote e no final teve de trocá-lo de vez. Perdi minha melhor volta porque o motor simplesmente apagou na reta e saí reto, desperdiçando a melhor condição dos pneus”, explicou.
Xandinho também acha que o inesperado aumento da temperatura influiu nos testes. “Fez quase calor aqui. Chegou nos 17 graus, e ontem a média foi de 5. Com isso, a pista mudou bastante e não conseguimos um acerto tão bom quanto na terça-feira”, admitiu. Em sua passagem mais rápida, Xandinho registrou o tempo de 1min20s900. A segunda rodada de treinos de pré-temporada será encerrada amanhã. De acordo com a programação estabelecida pelo diretor técnico Felipe Vargas, Nelsinho vai andar apenas pela manhã, cabendo a Xandinho a tarefa de concluir os testes à tarde.
Os melhores tempos de hoje:
1 – Ernesto Viso (BCN), 1min18s820 (38 voltas)
2 – Giorgio Pantano (SuperNova), 1min19s064 (65)
3 – Scott Speed (iSport), 1min19s316 (78)
4 – Nico Rosberg (ART), 1min19s418 (83)
5 – Nelsinho Piquet (Hitech Piquet Sports), 1min19s527 (85)
6 – Heikki Kovalainen (Arden), 1min19s819 (78)