Os brasileiros Nelsinho Piquet e Xandinho Negrão correrão a temporada inaugural da Fórmula GP2 com os números 3 e 4. A numeração foi definida em sessão classificatória realizada hoje em Paul Ricard, na França, depois da cerimônia de apresentação oficial da nova categoria. Nelsinho estabeleceu o segundo tempo, enquanto Xandinho, seu companheiro de equipe na Hitech Piquet Sports, foi o quarto de sua sessão e o 13º na geral. O mais rápido foi o norte-americano Scott Speed, da iSport, que conquistou o direito de usar o número 1 e garantiu o 2 para o turco Can Artam, que havia sido o mais lento dos 23 pilotos que tiveram as voltas cronometradas.
O resultado foi comemorado pela Hitech Piquet Sports. Os dois pilotos tiveram suas atuações elogiadas pelo diretor técnico Felipe Vargas e o diretor geral David Hayle. Xandinho, confirmando a evolução revelada nos ensaios de ontem, chegou a cravar o melhor tempo do primeiro trecho no seu turno. “Foi muito bom. Pena que o carro estivesse muito traseiro nas curvas de baixa do primeiro trecho. Acredito que os pneus não tenham atingido a temperatura ideal de funcionamento. Aquele é também um setor muito ondulado, e aparentemente meu carro não estava bem acertado para aquele setor”, analisou. A regularidade de Xandinho chamou a atenção da equipe. “As voltas dele foram sempre muito parecidas”, ressaltou Hayle.
Os pilotos foram divididos em dois grupos de 11 em sessões de 30 minutos cada. Por isso, as equipes decidiram colocar os mais experientes – Nelsinho, no caso da Hitech Piquet Sports – no segundo. Com pneus usados, Nelsinho era apenas o 7º do seu turno, mas subiu para segundo quando colocou os novos. Ele, no entanto, praticamente abortou a primeira tentativa quando a traseira do carro escapou numa curva de alta. Mesmo assim, recuperou-se e mostrou-se satisfeito com o segundo lugar. “Se tivéssemos acertado um pouquinho melhor o carro para o primeiro trecho, acho que daria para conseguir a melhor volta”, comentou.
Pela manhã, a apresentação da categoria, incluindo pilotos e chefes de equipe, foi prestigiada por diversas personalidades da Fórmula 1, inclusive o diretor geral da Renault F1, Flávio Briatore. “Podem ficar certos que os chefes da equipe estarão de olho em vocês”, garantiu o dirigente, dirigindo-se aos pilotos em seu discurso. Na semana que vem, a categoria realiza em Barcelona seus dois últimos dias de testes de pré-temporada. O calendário será aberto dia 23, em Ímola, na programação do GP de San Marino de Fórmula 1.
Os melhores tempos de hoje:
1 – Scott Speed, EUA (iSport), 1min19s414
2 – Nelsinho Piquet, Brasil (Hitech Piquet Sports), 1min19s612
3 – Ernesto Viso, Venezuela (BCN Compeition), 1min19s726
4 – Giorgio Pantano, Itália (SuperNova), 1min19s947
5 – Nico Rosberg, Finlândia (ART Grand Prix), 1min19s979
6 – Olivier Pla, França (David Pryce Racing), 1min20s042
7 – Jose Maria Lopez, Argentina (DAMS), 1min20s097
8 – Gianmaria Bruni Itália (Coloni Motorsport), 1min20s138
9 – Alexandre Prémat, França (ART Grand Prix), 1min20s150
10 – Borja Garcia, Espanha (Racing Engineering), 1min20s200
11 – Juan Cruz Alvarez, Argentina (Campos Racing), 1min20s203
12 – Heikki Kovalainen, Finlândia (Arden International), 1min20s271
13 – Xandinho Negrão, Brasil (Hitech Piquet Sports), 1min20s517