Categoria define pole de Mônaco nesta sexta-feira

Única etapa da temporada realizada no formato de rodada simples, o GP de Mônaco de Fórmula GP2 conhecerá nesta sexta-feira a ordem de largada da corrida de sábado. Boa parte dos 22 pilotos é oriunda da extinta Fórmula 3000 Internacional e, portanto, já conhece o sinuoso e difícil traçado do principado. Novatos como os brasileiros Xandinho Negrão e Nelsinho Piquet, companheiros de equipe na Hitech Piquet Sports, contarão com apenas 30 minutos de treinos livres para se adaptar a uma pista desconhecida.

“Vai ser muito complicado”, reconhece Xandinho, cujo melhor resultado nas quatro provas anteriores foi o 8º lugar na abertura da programação em Barcelona. “Para quem chegou na Europa neste ano, como eu, cada novo circuito é um desafio. Com tão pouco tempo de treinos, o problema é, ao mesmo tempo, ter de me familiarizar com o desenho e começar a trabalhar no acerto do carro. Foi assim em Ímola, onde eu nunca havia corrido, e assim será aqui. A agravante no caso de Montecarlo é aprender a pista, andar rápido e evitar os muros, porque o intervalo entre as duas sessões é de apenas meia hora. Quem bater forte corre o risco de perder a sessão classificatória.”

Os organizadores da Fórmula GP2 acreditam que os problemas de confiabilidade registrados até agora devem ser em grande parte resolvidos. A categoria tem um carro em constante desenvolvimento e os trabalhos foram intensificados depois do GP da Espanha. As principais novidades em Mônaco serão as laterais projetadas para melhorar a refrigeração do sistema de freios dianteiro e traseiro, além das relações de marcha específicas para as características do circuito.

Os treinos oficiais serão abertos às 9 horas (4h de Brasília). Trinta minutos depois do final, os carros voltarão para a pista para a tomada de tempos que definirá o grid. “Mais do que em qualquer outro local, aqui será fundamental largar o mais na frente possível. Em Barcelona, consegui sair de trás e fazer um monte de ultrapassagens, o que é impossível num traçado urbano. Na corrida, a estratégia de parada para troca de dois pneus também será importante. Pode ser a chance de ganhar posições”, acredita Xandinho.

O finlandês Heikki Kovalainen, piloto de testes da Renault na Fórmula 1, e o norte-americano Scott Speed lideram a classificação com 20 pontos, seguidos do italiano Gianmaria Bruni (18), do argentino Jose Maria Lopez (17) e do britânico Adam Carroll (13). Nelsinho divide a sexta colocação com o suíço Neel Jani, ambos com 10.