Dois acidentes, um na sessão de treinos livres e outro na tomada classificatória, empurraram os brasileiros Xandinho Negrão (Medley) e Nelsinho Piquet para a penúltima fila do grid da quinta etapa da Fórmula GP2, que será realizada neste sábado depois do qualifying do GP de Mônaco. O finlandês Heikki Kovalainen, da Arden International, conquistou a pole, os dois pontos de bonificação e se isolou na liderança do campeonato. O italiano Gianmaria Bruni colocou a Coloni na segunda colocação e também partirá da primeira fila.
As chances de uma boa colocação de Xandinho foram comprometidas ainda na quarta volta dos primeiros ensaios. Ele perdeu o controle do carro na curva Ste. Devote, a mesma onde Felipe Massa batera na véspera, e acertou a barreira de pneus. “As rodas traseiras estavam com muito freio, e quando dei no pedal o carro escapou”, explicou. O semi-eixo, o triângulo do lado esquerdo e a asa traseira quebraram, e o pneu esquerdo traseiro rasgou. O problema é que a tomada de tempos que definiria a ordem de largada estava marcada para apenas 30 minutos depois dos treinos, o que deixou a Hitech Piquet Sports com pouco tempo para os reparos necessários.
Xandinho só conseguiu entrar na pista para brigar por um lugar no grid quando restavam dez minutos. Nessa altura, seu companheiro de equipe Nelsinho Piquet já estava fora depois de se chocar com o turco Can Artam ainda na terceira volta. Sem marcar tempo, caiu para o último lugar. Com a homocinética quebrada e o carro torto, andando cerca de 20 segundos mais lento que seu ritmo normal, Xandinho deu apenas quatro voltas para conhecer o traçado.
“Eu já esperava por dificuldades aqui em Mônaco, mas não imaginava que seria assim. Só pude dar sete voltas, muito pouco para quem nunca andou neste circuito de rua. Ainda não sabemos como vamos fazer na corrida. O regulamento obriga a uma parada para troca de dois pneus e teremos de escolher o momento mais apropriado para entrar nos boxes. A tendência é que o pessoal da frente pare primeiro, na tentativa de pegar a pista livre. Talvez seja uma boa idéia se manter mais tempo andando e deixar o pit stop mais para o final. Mas ainda vamos avaliar o que pode ser melhor. De qualquer forma, ficou bem complicado para nós”, concluiu Xandinho.
Os melhores do grid em Mônaco:
1 – Heikki Kovalainen, Finlândia (Arden International), 1min24s665
2 – Gianmaria Bruni, Itália (Coloni), 1min24s724
3 – Adam Carroll, Inglaterra (SuperNova), 1min24s751
4 – Oliver Pla, França (DPR), 1min24s996
5 – Scott Speed, EUA (iSport), 1min25s405
6 – Clivio Piccione, Itália (Durango Racing), 1min25s483
7 – Nico Rosberg, Alemanha (ART Grand Prix), 1min25s494
8 – Giorgio Pântano, Itália (SuperNova), 1min25s709
9 – Neel Jani, Suíça (Racing Engineering), 1min25s918
10 – Nicolas Lapierre, França (Arden International), 1min26s083
21 – Xandinho Negrão (Brasil), Hitech Piquet Sports, 1min55s008
22 – Nelsinho Pique (Brasil), Hitech Piquet Sports, 2min01s514
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.