Mesmo sem alcançar o tempo mínimo de 107% em relação à pole registrada pelo finlandês Heikki Kovalainen, os brasileiros Xandinho Negrão e Nelsinho Piquet foram autorizados a participar da quinta etapa da Fórmula GP2 neste sábado em Mônaco. Os companheiros de equipe na Hitech Piquet Sports não atingiram o limite de 1min30s2591 por causa dos acidentes em que se envolveram – Xandinho nos ensaios livres e Nelsinho na tomada classificatória.
Segundo Felipe Vargas, diretor-técnico da Hitech Piquet Sports, os organizadores levaram em conta as condições especiais do GP de Mônaco. Esta será a única data do calendário em formato de rodada simples, ou seja, apenas uma corrida contra as duas das demais praças. Além disso, a programação apertada do evento todo obrigou a Fórmula GP2 a entrar na pista duas vezes com intervalo de apenas 30 minutos.
“Nem foi preciso formalizar documento pedindo a inclusão de nossos pilotos no grid. Recebemos a comunicação informalmente. Na verdade, o Nelsinho já havia ficado tranqüilamente dentro dos 107% no primeiro treino, quando ficou em 6º. O problema maior seria com o Xandinho, mas então foi levado em conta que não conseguimos reparar a tempo todos os danos provocados pela batida. Outros pilotos enfrentaram problemas e também foram beneficiados. O único que ficará fora da corrida é o Hiroki Yoshimoto, da BCN, que só deu uma volta nos dois treinos”, explicou Vargas.
Com os dois carros partindo da penúltima fila, Vargas disse que vai esperar pelas primeiras voltas da corrida como será a estratégia em relação à parada obrigatória para troca de dois pneus. “Vamos ver o que acontece nas primeiras voltas. Se eles encontrarem pista limpa, a tendência é que eles continuem até que os pneus comecem a perder rendimento. Senão, pode ser que antecipemos a entrada nos boxes.”
Apesar das reconhecidas dificuldades do circuito urbano de Monte Carlo, estreito, sinuoso e de ultrapassagens quase impossíveis, a Hitech Piquet Sports recusa-se a jogar a toalha antecipadamente. “Todos sabem que esta corrida é a mais complicada da temporada. Se o Xandinho e o Nelsinho conseguirem se manter livres de acidentes, pode ser que ainda terminem numa boa colocação. A prova é longa, com mais de uma hora de duração, e muita gente deve ficar pelo caminho.” Em Barcelona, há duas semanas, Xandinho conquistou seu primeiro ponto mesmo saindo em 22º. Terminou em 8º.