Brasileiros abandonam e perdem pontos no fim

Os brasileiros Xandinho Negrão (Medley) e Nelsinho Piquet (Unicard-SAB) deixaram de pontuar na quinta etapa da Fórmula GP2 ao abandonarem a quatro voltas do final do GP de Mônaco, realizado neste sábado no circuito de rua de Montecarlo. Nelsinho corria em 5º quando o câmbio do seu Dallara-Renault quebrou; Xandinho, que estava em 8º, mal teve tempo para herdar uma posição. Rodou na curva no trecho da piscina e o motor apagou. Numa chegada intensamente disputada, o inglês Adam Carroll (SuperNova) controlou Gianmaria Bruni (Coloni) e conquistou sua segunda vitória na categoria.

Companheiros na equipe Hitech Piquet Sports, Xandinho e Nelsinho largaram da penúltima fila e faziam uma corrida segura, mantendo-se à margem dos diversos acidentes e subindo gradativamente na classificação. “Levamos azar, porque os dois pilotos andaram muito bem nesta tarde. O Xandinho, aliás, está cada vez mais confiante desde sua ótima corrida em Barcelona. Pena que na parte final o equilíbrio do seu carro já estivesse comprometido”, afirmou o engenheiro Simon Cayzer, da Hitech Piquet Sports.

Apesar de não completar e perder a chance de somar mais dois pontos, Xandinho ficou satisfeito com sua atuação no principado. “Foi um vacilo meu. Eu quis aproveitar a aproximação dos líderes atrás de mim para ganhar mais uma posição e cometi um erro. Mas eu estava indo muito além do que poderia imaginar. Afinal, só dei sete voltas nos treinos e praticamente hoje é que fui conhecer a pista. Fiz uma boa largada, fui para a frente e aumentei o meu ritmo no fim da corrida, quando já estava com o traçado mais à mão. Foi uma boa prova”, comentou.

Com os resultados, o finlandês Heikki Kovalainen – que saiu na pole mas enfrentou problemas e se atrasou na obrigatória troca de dois pneus – conservou a liderança. O piloto de testes da Renault foi beneficiado pela volta mais rápida da corrida, que lhe rendeu os dois pontos que tem de vantagem sobre Bruni.

A prova terminou assim:

1 – Adam Carroll, Inglaterra (Supernova), 44 voltas em 1h04min44s326

2 – Gianmaria Bruni, Itália (Colônia), a 0s657

3 – Nico Rosberg, Alemanha (ART Grand Prix), a 1s101

4 – Scott Speed, EUA (iSport International), a 18s452

5 – Heikki Kovalainen, Finlândia (Arden International), a 53s398

6 – Mathias Lauda, Áustria (Coloni), a 1 volta

7 – Can Artam, Turquia (iSport International), a 1 volta

8 – Sérgio Hernandez, Espanha (Campos Racing), a 2 voltas

9 – Olivier Pla, França (DPR), a 3 voltas

10 – Borja Garcia, Espanha (Racing Engineering), a 4 voltas

11 – Xandinho Negrão, Brasil (Hitech Piquet Sports), a 4 voltas

12 – Nelsinho Piquet, Brasil (Hitech Piquet Sports), a 4 voltas

Volta mais rápida: Heikki Kovalainen, 1min23s864

A nova classificação do campeonato: 1, Heikki Kovalainen, 28 pontos; 2, Gianmaria Bruni, 26; 3, Scott Speed, 25; 4, Adam Carroll, 23; 5, Jose Maria Lopez, 17; 6, Nico Rosberg, 12; 7, Nelsinho Piquet e Neel Jani, 10; 9, Alexandre Premat, 7; 10, Nicolas Lapierre, 4; 11, Mathias Lauda, 3; 12, Olivier Pla, Ryan Sharp, Ernesto Viso e Can Artam, 2; 16, Xandinho Negrão e Sérgio Hernandez, 1 ponto.

Próximas etapas (6ª e 7ª): Nurburgring, 28 e 29 de maio.