Mesmo largando apenas em 17º, depois de perder a terceira colocação do grid por desrespeitar a bandeira amarela na sessão classificatória da véspera, o finlandês Heikki Kovalainen, da Arden International, venceu a sexta etapa da Fórmula GP2, disputada neste sábado em Nürburgring. Com a segunda vitória na temporada, o piloto de testes da Renault ampliou a liderança na classificação, beneficiado pelo mau resultado de seus mais diretos perseguidores. O pole Giorgio Pantano (SuperNova) terminou em 2º, seguido pela dupla da ART Grand Prix, Nico Rosberg e Alexandre Prémat, que receberam a mesma punição de Kovalainen, e por Nelsinho Piquet, da Hitech Piquet Sports. Xandinho Negrão (Medley), seu companheiro de equipe, foi envolvido em acidente logo na primeira curva e não pôde continuar.
Mais do que o material, Xandinho lamentou o prejuízo técnico. “Na verdade, foi uma corrida que deixei de fazer e mais uma hora de tempo de pista. Saí bem e vinha no ritmo do Kovalainen. Passamos três ou quatro carros já na largada. De repente, o Borja Garcia chegou muito forte na primeira cura, travando tudo. O Olivier Pla quis escapar de uma batida e acabou me acertando no meio. Paciência. Essas coisas acontecem”, conformou-se.
De volta para os boxes, Xandinho viu a estratégia traçada pela Arden International funcionar perfeitamente em favor de Kovalainen. “Ele foi um dos primeiros a parar para a troca obrigatória de dois pneus e voltou virando rápido. De repente, quando todo mundo já havia feito o pit stop, ele é quem estava na liderança”, explicou. Nelsinho Piquet também fez uma corrida agressiva e passou em 5º na primeira volta, depois de partir da 12ª posição. A demora na troca do pneu dianteiro esquerdo, no entanto, acabou saindo caro.
De acordo com o regulamento da Fórmula GP2, os oito primeiros da prova de hoje sairão em posições invertidas na corrida de amanhã. Desta forma, Kovalainen será o oitavo no grid, Gianmaria Bruni (Coloni) partirá na pole e Nelsinho fechará a segunda fila, na quarta colocação.
Os resultados de hoje foram estes:
1 – Heikki Kovalainen, Finlândia (Arden International), 1h01min43s066
2 – Giorgio Pantano, Itália (SuperNova), a 1s832
3 – Nico Rosberg, Alemanha (ART Grand Prix), a 24s953
4 – Alexandre Prémat, França (ART Grand Prix), a 40s520
5 – Nelsinho Piquet, Brasil (Hitech Piquet Sports), a 41s160
6 – Neel Jani, Suíça (Racing Engineering), a 49s037
7 – Clivio Piccione, Mônaco (Durango), a 49s138
8 – Gianmaria Bruni, Itália (Coloni), a 54s239
9 – Ryan Sharp, Escócia (DPR), a 1min07s919
10 – Mathias Lauda, Áustria (Coloni), a 1min08s692
A nova classificação:
1) Heiki Kovalainen, 37 pontos;
2) Gianmaria Bruni e Scott Speed, 27;
4) Adam Carroll, 23;
5) Nico Rosberg, 18;
6) Jose Maria Lopez, 17;
7) Nelsinho Piquet, 14;
8) Neel Jani, 13;
9) Alexandre Prémat, 12;
10) Giorgio Pantano, 10;
18) Xandinho Negrão, 1 ponto.