O inusitado regulamento da Fórmula GP2 provocou um resultado surpreendente na sétima etapa da temporada, disputada na manhã deste domingo em Nurburgring. Sétimo colocado no sábado, o monegasco Clivio Piccione, da equipe Durango, soube aproveitar a reversão nas oito primeiras posições do grid da segunda prova da rodada dupla para sair em segundo e conquistar sua primeira vitória na categoria. O inglês Adam Carroll (SuperNova) terminou a seguir e Nelsinho Piquet (Hitech Piquet Sports) completou o pódio. Xandinho Negrão abandonou logo na quinta volta depois de entrar nos boxes com o freio da roda traseira esquerda em chamas.
Foi um fim de semana em que nada deu certo para Xandinho. No sábado, ele nem chegou a contornar a primeira curva por causa da batida que recebeu do francês Olivier Pla. Mesmo largando na última fila, Xandinho fez uma prova agressiva neste domingo e já corria em nono quando os freios traseiros passaram a falhar. “Começou a vazar fluido e o carro foi ficando difícil de segurar nas freadas. Até que passei reto numa curva e decidi abandonar. Quando parei o carro, já havia fogo na roda”, explicou. Na avaliação de Xandinho, o motivo mais provável foi um defeito no material, mas somente uma avaliação dos técnicos é que vai apontar a causa real.
Na frente, a prova foi bastante movimentada e viu o pole Gianmaria Bruni liderar até abandonar com um pneu furado. Na disputa pela liderança, Nico Rosberg e Neel Jani acabaram permitindo que Piccione assumisse a posição. Nas voltas finais, em meio a várias ultrapassagens no bloco dianteiro, Carrol tomou o segundo lugar e Piquet ganhou o quarto de Jani, que logo a seguir desistiria. O líder Heikki Kovalainen, que ganhou a etapa da véspera, abandonou em acidente que envolveu também o seu companheiro Nicolas Lapierre e Alexandre Prémat.
A Fórmula GP2 entrará em recesso em junho e as atividades se limitarão aos dois dias de testes coletivos em Paul Ricard nos dias 14 e 15. As próximas etapas serão realizadas em Magny-Cours, novamente na programação do GP da França de Fórmula 1.
O resultado da prova em Nürburgring:
1 – Clivio Piccione, Mônaco (Durango), 42min42s210
2 – Adam Carroll, Inglaterra (SuperNova), a 6s861
3 – Nelsinho Piquet, Brasil (Hitech Piquet Sports), a 7s487
4 – Nico Rosberg, Alemanha (ART Grand Prix), a 7s727
5 – Sérgio Hernandez, Argentina (Campos Racing), a 14s867
6 – Ferdinando Monfardini, Itália (Durango), a 17s270
7 – Giorgio Pantano, Itália (SuperNova), a 21s005
8 – Olivier Pla, França (DPR), a 22s896
9 – Ryan Sharp, Escócia (DPR), a 35s319
10 – Fairuz Fauzy, Malásia (DAMS), a 56s231
A nova classificação:
1) Heikki Kovalainen, 38 pontos;
2) Scott Speed, 29;
3) Adam Carroll, 28;
4) Gianmaria Bruni, 27;
5) Nico Rosberg, 21;
6) Nelsinho Piquet, 18;
7) Jose Maria Lopez, 17;
8) Neel Jani, 13;
9) Alexandre Prémat, 12;
10) Giorgio Pantano, 10;
19) Xandinho Negrão, 1 ponto.