Numa região onde estiagem e abastecimento de água são preocupações permanentes das autoridades, a chuva que castigou o circuito de Paul Ricard, no sul da França, atrapalhou a primeira jornada de testes coletivos da Fórmula GP2. O alemão Nico Rosberg, da ART Grand Prix e piloto de testes da Williams, saiu-se melhor nos raros momentos de pista completamente seca e cravou a volta mais rápida com o tempo de 1min16s380.
“Foi um dia muito difícil e pouco produtivo em relação aos trabalhos de acerto que pretendíamos fazer nos carros”, explicou Xandinho Negrão (Medley), piloto da Hitech Piquet Sports. “Pela manhã, o asfalto ainda estava úmido. Depois, foi secando e molhando novamente ao longo de todo o dia. Até que na última hora de ensaios o aguaceiro despencou com tudo”, continuou. Sem sequer colocar pneus novos, ao contrário da maioria dos 22 pilotos, Xandinho virou sua melhor volta em 1min18s80.
Os organizadores da Fórmula GP2 agendaram os dois dias de testes desta semana para dar às equipes a chance de acertar os carros para o verão que se aproxima no Hemisfério Norte. Mas, de concreto, os treinos desta terça-feira de pouco serviram. “Deu para mexer em uma coisinha ou outra, tanto que meu tempo baixou um segundo na parte da tarde, mas foi pouco além disso. Também acabamos andando pela primeira vez com os pneus de chuva da Bridgestone. Com a pista encharcada, meu ritmo estava bastante próximo dos mais rápidos”, comentou Xandinho.
Nesta quarta-feira, e desde que o tempo se mantenha firme, a Hitech Piquet Sports precisará correr para colocar em prática toda a programação estabelecida pelo diretor técnico Felipe Vargas. Quando o circuito de 3.853 metros efor fechado no fim do dia, os carros só voltarão a andar na abertura dos treinos oficiais da rodada dupla do GP da França, marcada para dias 2 e 3 de julho em Magny-Cours. Xandinho aproveita a folga e retorna para o Brasil amanhã a noite, a fim de acompanhar de perto a etapa da Stock Car de domingo no Rio de Janeiro.
Os melhores tempos de hoje:
1 – Nico Rosberg (Alemannha), ART Grand Prix, 1min16s380
2 – Clivio Piccione (Mônaco), Durango, 1min16s903
3 – Neel Jani (Suíça), Racing Engineering, 1min16s984
4 – Ernesto Viso (Venezuela), BCN Competición, 1min17s178
5 – Scott Speed (EUA), iSport International, 1min17s182
6 – Heikki Kovalainen (Finlândia), Arden International, 1min17s199
7 – Nelsinho Piquet (Brasil), Hitech Piquet Sports, 1min17s307
8 – Adam Carrol (Inglaterra), SuperNova, 1min17s368
9 – Ryan Sharp (Escócia), DPR, 1min17s430
10 – Giorgio Pantano (Itália), SuperNova, 1min17s469