Nenhum brasileiro conseguiu chegar ao final da 8ª etapa da Fórmula GP2, primeira da rodada dupla deste fim de semana em Magny-Cours. Neste sábado, Xandinho Negrão (Medley) abandonou na terceira volta, depois de se envolver em acidente, e seu companheiro na equipe Hitech Piquet Sports, Nelsinho Piquet, parou no meio da prova por causa da queda da pressão de óleo. A vitória foi do finlandês Heikki Kovalainen (Arden International), piloto de testes da Renault na Fórmula 1. O argentino Jose Maria Lopez (DAMS) e o francês Nicolas Lapierre, também da Arden, completaram o pódio.
A corrida de Xandinho acabou no esse de baixa que antecede à reta dos boxes. “Errei, mas o Ferdinando Monfardini tentou a ultrapassagem num ponto impossível e acertou minha roda traseira direita. O motor apagou e não pude continuar. O pior prejuízo foi a perda de quilometragem de pista, o que talvez seja o mais importante neste meu primeiro ano na Fórmula GP2. Paciência. Ainda bem que temos outra corrida amanhã”, comentou.
Quarto no grid, Kovalainen largou muito bem e tomou a ponta na primeira curva. Como sempre ocorre na Fórmula GP2, a estratégia de parada nos boxes para troca obrigatória de dois pneus acabou influindo no resultado final. O finlandês soube escolher o momento certo para voltar à pista sem encontrar tráfego. Com isso, construiu a vantagem que lhe garantiu a vitória e a tranqüila vantagem na classificação de pilotos.
A 9ª etapa será disputada na preliminar do GP da França de Fórmula 1. A largada está marcada para as 5 h (Brasília). Como determina o regulamento, os oito primeiros de hoje sairão em posições invertidas.
O resultado da prova de hoje:
1 – Heikki Kovalainen, Finlândia (Arden International), 1h02min55s458
2 – Jose Maria Lopez, Argentina (DAMS), a 3s387
3 – Nicolas Lapierre, França (Arden International), a 7s706
4 – Adam Carroll, Inglaterra (SuperNova), a 15s031
5 – Neel Jani, Suíça (Racing Engineering), a 22s610
6 – Hiroki Yoshimoto, Japão (BCN), a 23s142
7 – Nico Rosberg, Alemanha (ART Grand Prix), a 23s347
8 – Clivio Piccione, Mônaco (Durango), a 29s600
9 – Alexandre Prémat, França (ART Grand Prix), a 33s097
10 – Giorgio Pantano, Itália (SuperNova), a 36s652