Categoria: F2
|
9 de julho de 2005 14:54

Rosberg vence a primeira na Inglaterra

O alemão Nico Rosberg, da ART Grand Prix, venceu neste sábado a primeira prova da rodada dupla do fim de semana da Fórmula GP2 em Silverstone. O filho do campeão mundial de Fórmula 1 de 1982 largou na pole, comandou as 36 voltas e controlou o finlandês Heikki Kovalaine (Arden International) sem maiores dificuldades. O líder preferiu correr de olho no campeonato e se acomodou numa segunda colocação importante em sua caminhada rumo ao título. Dos brasileiros, Xandinho Negrão (Medley) terminou em 19º e Nelsinho Piquet, que sairia em 2º, nem largou por causa de um problema elétrico na volta de alinhamento.

Rosberg tomou a ponta na largada e foi logo seguido por Kovalainen. O francês Alexandre Prémat, companheiro de Rosberg na equipe dirigida por Nicolas Todt, escoltou os dois nas voltas iniciais, mas foi um dos primeiros a entrar nos boxes para a obrigatória troca de dois pneus. A estratégia funcionou, já que Prémat encontrou a pista livre ao retornar e nunca foi ameaçado. A última posição da zona de pontos foi conquistada por outro francês, Olivier Pla. Com o oitavo lugar, ele sairá na pole da corrida de amanhã, uma vez que as posições dos oito primeiros do grid são invertidas em relação ao resultado de hoje. Desta forma, Rosberg partirá em oitavo.

Xandinho saiu na última fila e vinha subindo na classificação até o meio da corrida, quando chegou a ocupar a 12ª posição. Mas acabou envolvendo-se em toque com o turco Cam Artam e o rendimento do carro da Hitech Piquet Sports caiu acentuadamente. O atual campeão sul-americano de Fórmula 3 tem nova chance de recuperação neste domino, mas as dificuldades podem ser maiores por causa da menor duração da corrida – 120 quilômetros contra 180 da primeira.

O resultado de hoje em Silverstone:

1 – Nico Rosberg, Alemanha (ART Grand Prix), 36 voltas

2 – Heikki Kovalainen, Finlândia (Arden International), a 0s500

3 – Alexandre Prémat, França (ART Grand Prix), a 26s300

4 – Scott Speed, EUA (iSport International), a 29s700

5 – Neel Jani, Suíça (Racing Engineering), a 50s500

6 – Clivio Piccione, Mônaco (Durango), a 51s000

7 – Gianmaria Bruni, Itália (Coloni), a 56s800

8 – Olivier Pla, França (DPR), a 58s000

9 – Jose Maria Lopex, Argentina (DAMS), a 58s300

10 – Nicolas Lapierre, França (Arden International), a 1min00s900

19 – Xandinho Negrão, Brasil (Hitech Piquet Sports), a uma volta

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.