O francês Olivier Pla, da David Price Racing, soube aproveitar a oportunidade na segunda prova da rodada dupla da Fórmula GP2 em Silverstone. Na manhã deste domingo, Pla largou na pole, liderou todas as 24 voltas e conquistou sua primeira vitória na categoria, apesar da forte pressão do norte-americano Scott Speed nos últimos instantes. O finlandês Heikki Kovalainen chegou em terceiro e ampliou a liderança na classificação. Xandinho Negrão terminou em 16º e Nelsinho Piquet não completou, depois de rodar e abandonar na curva Beckets um pouco antes da metade da corrida.
A exemplo do alemão Nico Rosberg na semana passada em Magny-Cours, Pla foi beneficiado pelo regulamento desportivo da Fórmula GP2. Oitavo colocado na véspera, Pla garantiu a pole na etapa de hoje – a 11ª da temporada – por causa do sistema de grid invertido dos oito primeiros da primeira corrida. Rosberg, vencedor de ontem, foi obrigado a partir em oitavo e terminou hoje em 4º. O resultado não deixou de surpreender, já que até então Pla e seu companheiro de equipe, o escocês Ryan Sharp, haviam somado juntos apenas cinco pontos.
Apesar de não ter recebido a bandeira quadriculada, já que um choque com o turco Can Artam provocou o furo do radiador na última volta e a conseqüente saída da pista, Xandinho estava satisfeito com seu desempenho. “Fomos bem melhores hoje. Larguei em 19º, ganhei quatro posições antes da primeira curva e consegui travar bons duelos com o Nelsinho, o Borja Garcia e o Ernesto Viso. Foi mais uma chance de adquirir experiência de corrida e conhecimento do traçado, que são minhas prioridades neste ano. Embora a tração nas curvas de baixa ainda não estivesse a ideal, o carro também melhorou, apesar de a pista ter mudado bastante por causa do vento e do aumento da temperatura”, analisou Xandinho.
Depois de duas semanas de folga, a Fórmula GP2 voltará a ser movimentada nos dias 23 e 24, quando se apresentará em Hockenheim (Alemanha) novamente na preliminar da Fórmula 1. Ainda em julho, Xandinho correrá também em Hungaroring, na Hungria, fechando as quatro rodadas e oito provas do mês.
O resultado da corrida de hoje em Silverstone:
1 – Olivier Pla, França (David Price Racing), 24 voltas em 40min09s933
2 – Scott Speed, EUA (iSport International), a 0s547
3 – Heikki Kovalainen, Finlândia (Arden International), a 1s220
4 – Nico Rosberg, Alemanha (ART Grand Prix), a 1s886
5 – Alexandre Prémat, França (ART Grand Prix), a 5s549
6 – Neel Jani, Suíça (Racing Engineering), a 6s700
7 – Giorgio Pantano, Itália (SuperNova), a 8s400
8 – Adam Carroll, Inglaterra (SuperNova), a 11s200
9 – Borja Garcia, Espanha (Racing Engineering), a 12s2
10 – Ferdinando Monfardini, Itália (Durango), a 13s700
16 – Xandinho Negrão, Brasil (Hitech Piquet Sports), a uma volta