Todas as preocupações e soluções procuradas pelas equipes da Fórmula GP2 para atenuar as geralmente altíssimas temperaturas de Hockenheim nesta época do ano podem ter sido em vão. De acordo com os serviços de meteorologia, o mau tempo deve prevalecer neste fim de semana durante o Grande Prêmio da Alemanha. A tendência é de clima ameno, até com um pouco de frio, e chuvas cada vez mais intensas até domingo.
Na Itália, de onde parte na manhã desta quinta-feira para a Alemanha na companhia de Felipe Massa, Xandinho Negrão (Medley) se surpreendeu com a informação de que a Fórmula GP2 poderá correr pela primeira vez em pista molhada na rodada dupla preliminar da Fórmula 1. “Estava todo mundo esperando pelo mesmo calor que está fazendo aqui. A chuva é ruim para mim, um complicador a mais para quem tem um conhecimento do circuito ainda limitado como eu”, afirma.
Xandinho contava com tempo firme para se beneficiar da experiência prévia na pista de Hockenheim. No ano passado, juntamente com Nelsinho Piquet, seu companheiro de equipe na Hitech Piquet Sports, Xandinho andou durante dois dias com um carro da Fórmula Nissan no traçado alemão. “Pegamos alguma chuva, o Nelsinho bateu e depois disso tivemos de nos revezar em um carro. Foi melhor do que nada, até um avanço em comparação com outras etapas deste ano, mas vou ter de rememorizar tudo porque já faz um tempo que estive lá.”
Até agora, o máximo que Xandinho conseguiu andar no molhado foi uma sessão de treinos em Paul Ricard – curiosamente, um circuito localizado em Le Castellet, sul da França, onde a estiagem habitual é um dos problemas mais sérios enfrentados pelas autoridades locais. “Não será bom para mim, embora a chuva também atrapalhe os outros. Mas eu realmente preferia correr no seco”, reconhece Xandinho.
Os treinos serão abertos na sexta-feira, com uma sessão de ensaios livres e a tomada classificatória para a corrida de sábado. A 12ª etapa será disputada em 40 voltas, com uma parada obrigatória para troca de dois pneus. A 13ª, na manhã de domingo, terá 27 e sem pit stop. O finlandês Heikki Kovalainen, da Arden International e piloto de testes da Renault, lidera com 64 pontos, contra 44 do alemão Nico Rosberg, da ART Grand Prix e da Williams. O norte-americano Scott Speed, da iSport Internacional, aparece em terceiro com 41. Nelsinho Piquet é o 9º, com 18, e Xandinho Negrão ocupa a 20ª colocação, com 1.