O alemão Nico Rosberg (ART Grand Prix) encostou um pouquinho mais no líder Heikki Kovalainen (Arden International) ao conquistar a pole e os dois pontos de bonificação da 14ª etapa da Fórmula GP2, a primeira da rodada dupla deste fim de semana na Hungria. O piloto de testes da Williams está em grande forma e pode passar à frente do colega da Renault nas duas corridas em Hungaroring. Kovalainen, no entanto, largará na terceira posição na prova de amanhã, logo atrás do suíço Neel Jani. Os brasileiros da Hitech Piquet Sports sairão bem mais atrás: Nelsinho Piquet ficou em 18º e Xandinho Negrão (Medley) em 20º.
Debaixo de sol forte até para padrões tropicais – a temperatura externa chegou a 37 graus -, Xandinho até que fazia um bom trabalho no sempre sujo e escorregadio asfalto de Hungaroring. Era o 14º com pneus velhos, em seu primeiro contato com o circuito húngaro, mas acabou não levando sorte com os dois jogos de pneus novos. Com o primeiro, ficou retido no trânsito; e não pôde aproveitar o segundo por causa de uma bandeira de advertência para óleo na pista. “Pneus novos significam um segundo a menos no tempo de volta; só consegui melhorar dois décimos”, explicou.
Xandinho sabe que terá uma tarefa difícil pela frente neste sábado. A pista estreita e sinuosa de Hungaroring é uma barreira contra ultrapassagens. Ele sabe que precisará de paciência e a sorte que hoje lhe faltou. “Vou procurar largar com calma, evitar choques na primeira curva, e tentar levar o carro até o fim da prova. Dando tudo certo, acho que ainda posso chegar bem. A corrida será longa e cansativa por causa do calorão. É bem provável que muitos fiquem pelo caminho por causa do desgaste de pneus e outros componentes. Acredito que nossos resultados, tanto meu como do Nelsinho, não refletem o potencial dos carros. Posso me sair melhor na prova”.
Com os dois pontos da pole, Rosberg diminuiu para apenas quatro a diferença em relação a Kovalainen. Depois de voar na pista e colocar praticamente um segundo sobre o rival mais próximo, o filho do campeão mundial de Fórmula 1 de 1982 tem agora 65 pontos contra 69 de Kovalainen.
Os melhores no grid de Hungaroring:
1 – Nico Rosberg, Alemanha (ART Grand Prix), 1min31s459
2 – Neel Jani, Suíça (Racing Engineering), 1min32s457
3 – Heikki Kovalainen, Finlândia (Arden International), 1min32s652
4 – Giorgio Pantano, Itália (SuperNova), 1min32s666
5 – Scott Speed, EUA (iSport International), 1min32s707
6 – Alexandre Prémat, França (ART Grand Prix), 1min32s908
7 – Hiroki Yoshimoto, Japão (BCN Competición), 1min33s005
8 – Ernesto Viso, Venezuela (CN Competición), 1min33s102
9 – Gianmaria Bruni, Itália (Coloni Motorsport), 1min33s119
10 – Olivier Pla, França (DPR), 1min33s172
18 – Nelsinho Piquet, Brasil (Hitech Piquet Sports), 1min34s256
20 – Xandinho Negrão, Brasil (Hitech Piquet Sports), 1min34s685