Com uma atuação brilhante na primeira prova da rodada dupla deste fim de semana na Hungria, Xandinho Negrão (Medley) ganhou o direito de largar na pole na corrida de amanhã em Hungaroring. Mesmo saindo em último, depois que deixou o carro morrer na 18ª colocação que ocupava no grid antes da volta de apresentação, Xandinho recuperou-se plenamente, terminou em oitavo e conquistou o ponto final em disputa. Como a ordem de largada do domingo obedece ao resultado inverso dos oito primeiros de hoje, o atual campeão sul-americano de Fórmula 3 sairá pela segunda vez na frente na temporada. O suíço Neel Jani, da Racing Engineering, venceu a prova e Nelsinho Piquet, companheiro de Xandinho na Hitech Piquet Sports, abandonou nas voltas derradeiras.
Xandinho repetiu o resultado da etapa de Barcelona com uma apresentação ainda melhor. “Consegui largar bem, fiz algumas ultrapassagens e vim acompanhando o ritmo do pessoal da frente. Deixamos para fazer a parada obrigatória já depois da metade da corrida, quando o desgaste de pneus já era evidente. Quando voltei com dois pneus novos, meu ritmo era dois segundos mais rápido que o dos demais. Mesmo assim, estava difícil chegar no pelotão dianteiro.”
Foi então que a sorte jogou a favor de Xandinho. Quando faltavam dez voltas, um acidente violento estrelado pelo argentino Jose Maria Lopez provocou a entrada do safety car e o reagrupamento dos carros. Era tudo o que Xandinho precisava. Depois da relargada, subiu de 11º para 9º e, na última volta, aproveitou um problema no câmbio do carro de Adam Carroll para alcançar a 8ª posição.
“O carro melhorou, depois de um primeiro dia complicado para nossa equipe. Também por isso, acredito que tenho boas chances na prova de amanhã. A pista é de difícil ultrapassagem e, se largar bem, posso manter a ponta até a última das 27 voltas”, imagina Xandinho. Ele terá a companhia do francês Olivier Pla na primeira fila. Pla venceu duas provas, ambas partindo na pole na etapa do domingo.
O finlandês Heikki Kovalainen, que saiu em segundo e pressionou o pole Jani por quase toda a corrida, ganhou um respiro na liderança do campeonato. Ele tem agora 77 pontos, contra 67 do alemão Nico Rosberg, quinto neste sábado.
O resultado da 14ª etapa da Fórmula GP2:
1 – Neel Jani, Suíça (Racing Engineering), 27 voltas em 1h11min11s253
2 – Heikki Kovalainen, Finlândia (Arden International), a 0s430
3 – Giorgio Pantano, Itália (SuperNova), a 1s739
4 – Alexandre Prémat, França (ART Grand Prix), a 7s302
5 – Nico Rosberg, Alemanha (ART Grand Prix), a 10s471
6 – Ernesto Viso, Venezuela (BCN Competición), a 10s579
7 – Olivier Pla, França (DPR), a 11s278
8 – Xandinho Negrão, Brasil (Hitech Piquet Sports), a 21s110
9 – Adam Carroll, Itália (SuperNova), a 23s110
10 – Gianmaria Bruni, Itália (Coloni Motorsport), a 33s223