Francês ganha segunda prova na Hungria

O raio caiu pela segunda vez sobre Xandinho Negrão (Medley). A exemplo de Barcelona, onde também sairia na pole no fechamento da rodada dupla, o piloto da Hitech Piquet Sports não conseguiu colocar o carro em funcionamento no grid na prova desta manhã em Hungaroring. Um botão desligado antes da volta de apresentação, cujo problema demorou para ser identificado pela equipe, impediu o acionamento do motor e obrigou os mecânicos a empurrarem o carro de volta ao pit lane. Com a prova completamente comprometida, Xandinho saiu dos boxes e terminou em 15o. O francês Alexandre Prémat conquistou sua segunda vitória na temporada e, com o segundo lugar do companheiro alemão Nico Rosberg, garantiu à ART Grand Prix reeditou a dobradinha da semana passada em Hockenheim. Nelsinho Piquet chegou em 10o, fora da zona de pontos.

Instalado sobre o capô dianteiro, próximo da antena, o botão foi inadvertidamente acionado no grid e desligou o sistema elétrico do carro. Só no pit lane é que os mecânicos descobriram o que havia acontecido e finalmente ligaram o motor. “Foi uma pena, porque depois vi que o carro estava muito rápido. Era uma corrida para chegar tranquilamente entre os três primeiros”, comentou Xandinho, que se manteve com dois pontos na classificação geral do campeonato.

Sem a presença de Xandinho na primeira fila, Olivier Pla comandou 16 das 25 voltas, até abandonar com problemas mecânicos de provocar a segunda entrada do safety car. O francês vinha de duas vitórias na etapa de domingo. Neste momento, o venezuelano Ernesto Viso já havia rodado e caído de segundo para sétimo, abrindo caminho para a arrancada de Prémat e Rosberg. Eles conseguiram manter o italiano Giorgio Pantano a uma distância segura e receberam a bandeira quadriculada praticamente colados.

A exemplo da Fórmula 1, a Fórmula GP2 faz uma pausa no calendário e retorna dias 20 e 21 de agosto na inauguração do Estambul Speedpark, na Turquia.

O resultado da 15a etapa foi este:

1 – Alexandre Prémat, França (ART Grand Prix), 25 voltas em 45min02s112

2 – Nico Rosberg, Alemanha (ART Grand Prix), a 0s404

3 – Giorgio Pantano, Itália (SuperNova), a 1s984

4 – Neel Jani, Suíça (Racing Engineering), a 3s654

5 – Heikki Kovalainen, Finlândia (Arden International), a 4s539

6 – Nicolas Lapierre, França (Arden International), a 5s349

7 – Juan Alvares, Espanha (Campos Racing), a 5s974

8 – Gianmaria Bruni Itália (Coloni Motorsport), a 6s429

9 – Adam Carroll, Inglaterra (Supernova), a 7s1333

10 – Nelsinho Piquet, Brasil (Hitech Piquet Sports|), a 8s028

15 – Xandinho Negrão (Brasil), Hitech Piquet Sports, a 17s888