O alemão Nico Rosberg vai largar na pole position na abertura da rodada dupla da Fórmula GP2 neste fim de semana na Turquia. Hoje, o piloto da Art Grand Prix foi o mais rápido da sessão classificatória da 16ª etapa e terá na prova de amanhã uma oportunidade de ouro de assumir a ponta do campeonato. Além da ótima forma, o filho do campeão mundial de Fórmula 1 de 1982, Keke Rosberg, foi beneficiado pelo decepcionante desempenho do líder Heikki Kovalainen (Arden International), que sairá na 13ª colocação. Com novo team manager na Hitech Piquet Sports, Nelsinho Piquet e Xandinho Negrão (Medley) partirão em 5º e 17º.
“Foi uma volta bem razoável. Meu volante não estava corretamente alinhado e por isso o carro saía um pouco de traseira nas curvas para a esquerda na tomada de tempos. Cheguei a amolecer bastante a traseira na tentativa de melhorar as reações do carro. Se o volante estivesse legal, daria para andar um pouco mais rápido, e isso poderia ter feito muita diferença. Afinal, fiquei a somente dois décimos de segundo do 12º colocado”, lembrou Xandinho.
Sobre o novíssimo circuito de Istambul, o atual campeão sul-americano de Fórmula 3 disse que o traçado é espetacular. “É bem legal de pilotar aqui. Tem um bom ponto de ultrapassagem, na freada da reta oposta. Pena que nosso tempo de pista é sempre muito pequeno. Foram apenas 30 minutos de treinos e mais 30 no qualifying. Gostaria de ter andado muito mais”, afirmou. Para a corrida de amanhã, Xandinho prevê muitas alternativas. “Será uma prova disputada e difícil. Ainda há muita areia na pista, porque o autódromo ainda não está totalmente concluído. Quem sair do trilho e pegar a sujeira vai pagar caro. Hoje, principalmente pela manhã, houve um festival de rodadas. Além disso, como a gente passa muito tempo com o pé no fundo do acelerador, os motores serão duramente exigidos .”
Xandinho acredita que poderá brigar pelos pontos mesmo abrindo a nona fila. “As duas vezes em que pontuei larguei ainda mais atrás, uma delas na última posição. Para dizer a verdade, eu preferia chegar em sétimo do que em oitavo, que garante a pole no domingo por causa do grid invertido. Nas duas vezes anteriores em que sairia na frente, o carro acabou apresentando problema”, brincou. A corrida deste sábado começará às 8h45 (Brasília) e será disputada em 34 voltas, com uma parada obrigatória para troca de dois pneus.
Os melhores no grid da Istambul:
1 – Nico Rosberg, Alemanha (Art Grand Prix), 1min38s416
2 – Scott Speed, EUA (iSport International), 1min38s531
3 – Jose Maria Lopez, Argentina (DAMS), 1min38s561
4 – Giorgio Pantano, Itália (SuperNova), 1min38s690
5 – Nelsinho Piquet, Brasil (Hitech Piquet Sports), 1min38s820
6 – Alexandre Prémat, França (Art Grand Prix), 1min38s897
7 – Adam Carroll, Inglaterra (SuprNova), 1min39s335
8 – Gianmaria Bruni, Itália (Coloni), 1min39s533
9 – Borja García, Espanha (Racing Engineering), 1min39s708
10 – Hiroki Yoshimoto, Japão (BCN Competición), 1min39s737
17 – Xandinho Negrão, Brasil (Hitech Piquet Sports), 1min40s295
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.