O finlandês Heikki Kovalainen voltou a abrir vantagem na classificação da Fórmula GP2 ao conquistar sua quarta vitória na temporada. O piloto de testes da Renault na Fórmula 1 saiu penas na 10ª colocação, mas soube se aproveitar melhor das variáveis condições da pista para assumir a ponta e aumentar em mais dois pontos a diferença que o separa do alemão Nico Rosberg, terceiro neste domingo em Istambul, na Turquia. Nelsinho Piquet somou mais um pontinho com a 6ª posição, enquanto Xandinho Negrão terminou em 19º.
A corrida começou com pista molhada, mas o asfalto passou a secar antes da metade das 23 voltas. Kovalainen foi um dos primeiros a entrar nos boxes para trocar os pneus, e essa decisão acabou sendo fundamental para o resultado final. Já o japonês Hiroki Yoshimoto, que comandava a prova, estendeu sua permanência na pista com pneus já inapropriados para as condições do circuito e despencou para o 10º lugar na bandeirada.
Xandinho saiu em 12º, subiu para 10º logo depois da largada, mas escapou na primeira volta e se atrasou. Ele sentiu muitas dificuldades na corrida porque o carro estava acertado para a pista molhada e caiu de rendimento quando o asfalto secou. “A chuva surgiu quando já estávamos no grid. Foi tudo muito confuso desde o início”, resumiu.
O resultado da prova foi este:
1 – Heikki Kovalainen, Finlândia (Arden International), 23 voltas
2 – Adam Carroll, Inglaterra (SuperNova), a 7s900
3 – Nico Rosberg, Alemanha (Art Grand Prix), 8s556
4 – Scott Speed, EUA (iSport International), 9s328
5 – Borja García, Espanha (Racing Engineering), a 11s341
6 – Nelsinho Piquet, Brasil (Hitech Piquet Sports), a 18s360
7 – Jose Maria Lopez, Argentina (DAMS), a 21s618
8 – Giorgio Pantano, Itália (Supernova), a 24s032
9 – Gianmaria Bruni, Itália (Coloni), a 25s718
10 – Hiroki Yoshimoto, Japão (BCB Competición), a 34s197
19 – Xandinho Negrão, Brasil (Hitech Piquet Sports), a uma volta