A sétima e a oitava etapa da Fórmula GP2 foram realizadas no último final de semana (dias 13 e 14) no circuito de Montmeló, em Barcelona, na Espanha. Aproveitando a ocasião, o piloto Nelsinho Piquet, atual líder do campeonato, foi à Madri na terça-feira, dia 16, para se encontrar com José Viegas Filho, embaixador do Brasil na Espanha. O objetivo da visita foi estreitar relações, já que todo o calendário da categoria acontece em território europeu.
Viegas Filho, ex-Ministro da Defesa, recebeu Nelsinho em seu escritório em Madri. Durante a conversa, o embaixador perguntou como havia sido a rodada dupla de Barcelona, qual a atual classificação do piloto e quem é o seu principal adversário.
Além disso, o diplomata comentou sobre os diversos eventos culturais de artistas brasileiros que são realizados esporadicamente na Espanha, como exposições de obras de arte, filmes e shows. “Carlinhos Brown é um dos músicos brasileiros mais populares por aqui. Ele consegue levar para as ruas mais de 400 mil pessoas”, disse o embaixador.
“Achei a visita muito proveitosa e importante. Quero me encontrar também com os embaixadores do Brasil na Inglaterra, onde moro, e na Alemanha, onde nasci”, comentou Nelsinho.
No mesmo dia, na parte da tarde, Nelsinho seguiu para o Colégio Maior Casa do Brasil, também em Madri, para uma palestra destinada a alunos brasileiros sobre sua carreira.
Durante uma hora, Piquet Jr. contou aos estudantes como começou na profissão, quais as categorias presentes em seu currículo, o ingresso na Fórmula GP2, em 2005, além da vontade de estar na Fórmula 1 em 2006.
“Nossa equipe no ano passado era a Hitech Piquet Sports. A sociedade não deu muito certo e meu pai comprou a parte do grupo estrangeiro, tornando a equipe totalmente brasileira. Isso deu certo. Este ano estou tendo um ótimo desempenho e sou líder do campeonato com 39 pontos, contra 37 do vice-líder Lewis Hamilton. Quero estar na Fórmula 1 no ano que vem”, disse o piloto durante a palestra.
Os cerca de 30 alunos que participaram do evento também puderam fazer perguntas ao piloto, tirar fotos e pegar autógrafos.
No próximo dia 27, Nelsinho disputa o GP de Mônaco. Mesmo não sendo um circuito muito rápido, a etapa é uma das mais difíceis da temporada e exige um alto nível de concentração dos pilotos. O brasileiro morou no principado até os oito anos de idade, o que torna a prova ainda mais especial para ele.