Sem receber pressão em qualquer momento das 45 voltas, o venezuelano Pastor Maldonado conquistou sua primeira vitória na GP2 neste sábado no Grande Prêmio de Mônaco. O piloto da Trident Racing saiu na pole e só deixou momentaneamente a liderança ao fazer a obrigatória parada nos boxes para troca de dois pneus. Em segundo chegou o italiano Giorgio Pantano (Campos Grand Prix) e o pódio foi completado pelo alemão Timo Glock (iSport), que disparou na liderança do campeonato. Três brasileiros pontuaram: Lucas di Grassi (ART Grand Prix) terminou em 5º, Antonio Pizzonia (FMS) foi o 8º e Xandinho Negrão (Minardi Piquet Sports) estabeleceu a volta mais rápida.
Vencedor da etapa da World Series no principado em 2006, Maldonado só não impôs domínio ainda maior por causa das duas entradas do safety car e as bandeiras amarelas provocadas por acidentes quase sempre do meio para trás do pelotão de 26 carros. Com uma atuação segura, a não ser por um erro de freada que quase o levou a chocar com o guard-rail na curva que antecede à reta dos boxes, Maldonado tornou-se o primeiro venezuelano a ganhar na categoria depois de Ernesto Viso em 2006.
Xandinho Negrão acidentou-se nos treinos oficiais na sexta-feira e, sem tempo hábil para os reparos no carro, sequer participou da sessão classificatória. Partiu em último, escapou dos diversos incidentes à sua frente, mas teve o resultado comprometido pelas características do traçado sinuoso, estreito e de virtualmente impossível de ultrapassar. Mesmo assim, alcançou o primeiro ponto da temporada graças à volta mais veloz já na parte final da corrida. No final, queixou-se das dores na parte superior esquerda das costas, ainda conseqüência da batida no GP da Espanha. “Foi uma prova longa e cansativa. Foi uma pena que eu não tenha participado do qualifying, porque senti hoje que o carro estava bom eu poderia ter saído entre os 10 primeiros.”
O resultado da 5ª etapa da Fórmula GP2 foi este:
1 – Pastor Maldonado (Venezuela), Trident Racing, 45 voltas em 1h06min49s495
2 – Giorgio Pantano (Itália), Campos Grand Prix, a 8s439
3 – Timo Glock (Alemanha), iSport, a 10s936
4 – Luca Filippi (Itália), SuperNova, a 11s302
5 – Lucas di Grassi (Brasil), ART GP, a 14s286
6 – Vitaly Petrov (Rússia), Campos Grand Prix, a 15s059
7 – Sébastien Buemi (Suíça), ART GP, a 16s822
8 – Antonio Pizzonia (Brasil), FMS, a 18s104
9 – Adrian Zaugg (África do Sul), Arden International, a 18s714
10 – Kazuki Nakajima (Japão), DAMS, a 23s139
11 – Bruno Senna (Brasil), Arden International, a 23s526
15 – Xandinho Negrão (Brasil), Minardi Piquet Sports, a 23s526
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.