Toque na largada complica Bruno Senna na Turquia

Durou poucos metros a expectativa de Bruno Senna assumir a liderança isolada da Fórmula GP2 no GP da Turquia. Envolvido em toque logo na largada da prova de abertura do fim de semana em Istambul Park, o piloto da iSport amargou muito mais que a parada nos boxes para checar a extensão dos danos. O tempo perdido neste sábado custou ao brasileiro apenas a 15ª colocação na terceira etapa, resultado que o remeteu da ponta para a quarta posição do campeonato. O italiano Giorgio Pantano partiu na pole, venceu de ponta a ponta e agora comanda a classificação de pilotos.

O drama de Bruno Senna começou quando as luzes vermelhas se apagaram. “O Adam Carroll, que partiria em terceiro e imediatamente à minha frente, ficou imóvel e me atrasou. Quando consegui tirar o carro de trás dele, o Yelmer Buurman veio e acertou minha asa dianteira”, explicou. Com uma parte da peça presa debaixo do assoalho, a operação de substituição demorou ainda mais que o habitual, aumentando o prejuízo.

Além do toque, Bruno Senna foi vítima do novo regulamento da Fórmula GP2, que passou a determinar que o pit stop obrigatório para troca de dois pneus só deve ser realizado após a sexta volta. “Com isso, não pude aproveitar a parada e precisei voltar novamente aos boxes pouco depois”, lamentou. Depois de colocar os dois pneus, Bruno ainda tentou conquistar o ponto extra pela melhor volta, mas Buurman entrou novamente em seu caminho. “Ele estava lento e meu ritmo caiu”, observou. Com a estratégia de parar na parte final, o austríaco Andreas Zuber estabeleceu a volta mais rápida.

A corrida de complemento da Fórmula GP2 na Turquia será realizada amanhã, às 5h30 (Brasília). Com o 8º lugar e beneficiado pelo sistema de grid invertido dos oito primeiros da véspera, o irlandês Carroll largará na frente, ao lado do espanhol Javier Villa. Pantano partirá em 8º, na companhia do francês Romain Grosjean, o segundo da prova de hoje.

O resultado da prova:

1 – Giorgio Pantano (Itália), Racing Engineering, 34 voltas em 56min51s163

2 – Romain Grosjean (França), ART GP, a 1s792

3 – Andreas Zuber (Áustria), Piquet Sports, a 2s252

4 – Karun Chandok (Índia), iSport, a 11s321

5 – Vitaly Petrov (Rússia), Campos Team, a 12s474

6 – Sébastien Buemi (Suíça), Arden, a 13s773

7 – Javier Villa (Espanha), Racing Engineering, a 14s894

8 – Adam Carroll (Irlanda), FMS, a 16s675

9 – Mike Conway (Inglaterra), Tident, a 17s743

10 – Adrian Vallés (Espanha), BCN, a 19s012

15 – Bruno Senna (Brasil), iSport, a 23s765