O brasileiro Luiz Razia conquistou neste sábado (14) mais um ponto no campeonato 2008/2009 da Fórmula GP2 Asia. A quarta rodada dupla da competição foi realizada no autódromo internacional de Losail, no Catar, e terminou com a vitória do mexicano Sergio Perez. Largando na pole position por ter fechado a corrida anterior em oitavo, Razia não conseguiu aproveitar a vantagem da primeira fila em virtude de um problema na embreagem de seu carro, e fechou a disputa em sexto.
O resultado, no entanto, não desapontou o baiano, que faz sua temporada de estréia na categoria. “Coloquei a primeira marcha muito cedo depois que alinhei no grid, e até que todos os carros se posicionassem para a largada, a embreagem do meu carro esquentou e começou a colar. Na hora de sair, não tive o mesmo rendimento e perdi quatro posições antes mesmo da primeira curva”, explicou o brasileiro.
Nas voltas seguintes, Razia acabou perdendo o quinto lugar, mas recebeu a bandeirada em condições de brigar pela quarta posição. “No final da prova me aproximei bastante do (Davide) Valscecchi e do (Edoardo) Mortara, mas como não é fácil ultrapassar nesse circuito, acabei permanecendo em sexto”, acrescentou.
Razia conquistou no Catar seus primeiros pontos no campeonato, e deixou a cidade de Doha satisfeito com os resultados obtidos na antepenúltima prova do ano. “Estou chegando agora à GP2 e, principalmente nessa corrida, consegui andar junto do pessoal mais experiente. Acredito que nosso maior desafio nas próximas duas rodadas seja o de conseguir uma melhor posição de largada, já que em ritmo de corrida estamos no pelotão da frente”, declarou.
Razia voltou a sofrer com o desgaste excessivo do pneu dianteiro esquerdo de seu carro, mas ressaltou que o problema foi comum à maioria dos competidores que andaram em ritmo forte neste sábado. “Essa pista tem seis curvas rápidas para a direita, e isso força muito o pneu dianteiro esquerdo. Por esse motivo, os tempos de boa parte dos pilotos do primeiro pelotão variaram muito ao longo da prova, e esse foi um problema que mais gente teve de administrar”, comentou.
A vitória na etapa deste sábado permitiu a Sergio Perez subir para a quarta posição no campeonato. Razia segue como o melhor brasileiro na competição, em 14º. O resultado completo da segunda corrida no Catar foi o seguinte:
1) Sergio Perez, Campos Team
2) Vitaly Petrov, Campos Team
3) Nico Hülkenberg, ART Grand Prix
4) Edoardo Mortara, Arden Motorsport
5) Davide Valsecchi, Durango
6) Luiz Razia, Arden Motorsport
7) Jérôme d’Ambrosio, Dams
8) Giedo van der Garde, GFH Team iSport
9) James Jakes, Super Nova Racing
10) Javier Villa, Super Nova Racing
11) Marco Bonanomi, My Qi-Meritus.Mahara
12) Diego Nunes, Piquet GP
13) Giacomo Ricci, DPR
14) Sakon Yamamoto, ART Grand Prix
15) Davide Rigon, Trident Racing
16) Alvaro Parente, My Qi-Meritus.Mahara
17) Roldán Rodriguez, Piquet GP
18) Kamui Kobayashi, Dams
19) Rodolfo González, FMS
20) Frankie Provenzano, Trident Racing
21) Fabrizio Crestani, Ocean Racing -Technology
22) Michael Dalle Stelle, Durango
23) Kevin Nai Chia Chen, FMS
Restando apenas duas rodadas duplas para o encerramento do campeonato, os seis primeiros na tabela são:
1) Kamui Kobayashi, 39
2) Davide Valsecchi, 29
3) Nico Hülkenberg, 27
4) Sergio Perez, 24
5) Roldán Rodriguez, 22
6) Jérôme d’Ambrosio, 21
Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)
E-mail: [email protected]
Contatos: (11) 7320 8666
Fotos: Drew Gibson / GP2 Series Media