O italiano Luca Filippi ficou com a vitória na segunda prova da rodada dupla da GP 2 no Algarve. Os pilotos Sergio Pérez e Javier Villa fecharam o pódio na segunda e terceira colocações, respectivamente.
A prova teve um início bastante conturbado, quando o carro do campeão da temporada 2009, o russo Vitaly Petrov, ficou parado na largada. Ele foi acertado em cheio por Michael Herck. Enquanto o russo desceu do carro, tendo o braço enfaixado posteriormente, o belga levou mais de dez minutos para ser retirado de seu bólido, sendo levado ao hospital, aonde chegou consciente.
Devido ao acidente, os comissários interromperam a prova, enquanto os destroços dos carros eram retirados. No momento da relargada, o líder da prova, Andreas Zuber, passou o safety-car antes que o mesmo entrasse nos boxes, trazendo junto: Davide Valsecchi, Lucas Di Grassi, Kamui Kobayashi, Nico Hülkenberg e Pastor Maldonado. Os seis tiveram então que cumprir um drive-through, abrindo caminho para a vitória de Filippi, que vinha logo atrás.
Confira o resultado final:
1. Luca Filippi
2. Sergio Pérez
3. Javier Villa
4. Dani Clos
5. Álvaro Parente
6. Diego Nunes
7. Giedo Van der Garde
8. Alberto Valério
9. Edoardo Mortara
10. Davide Rigon 11. Jérôme d’Ambrosio
12. Andreas Zuber
13. Karun Chandhok
14. Davide Valsecchi
15. Lucas Di Grassi
16. Nico Hulkenberg
17. Luiz Razia
18. Johnny Cecotto
19. Kamui Kobayashi
20. Pastor Maldonado
21. Ricardo Teixeira
22. Roldan Rodriguez
Não completaram:
Vitaly Petrov – Barwa Addax
Michael Herck – DPR