Razia é quinto em Mônaco e retoma 4ª posição no campeonato

O baiano Luiz Razia se manteve neste sábado na briga pelo titulo da Fórmula GP2, ao conquistar a quinta posição na quarta corrida do ano, realizada nas ruas de Monte Carlo.

Depois de terminar todas as corridas que disputou neste ano na zona de pontuação, Razia é quarto na tabela E já soma mais pontos neste início de temporada do que em todo o campeonato de 2009 – que marcou sua estréia na GP2.

O baiano tem 11 pontos conquistados e está empatado com Jules Bianchi na classificação geral. O líder, Sérgio Perez, soma 17. Pastor Maldonado e Dani Clos dividem a segunda colocação, com 15.

Largando em segundo na corrida deste domingo, Razia tentou assumir a liderança antes mesmo da primeira curva, mas acabou sendo bloqueado pelo belga Jerome D’Ambrosio e caiu para a terceira posição.

Com um carro visivelmente mais lento que os lideres, o brasileiro perdeu contato com o pelotão da frente e passou a defender o terceiro lugar dos ataques do grupo que vinha de trás.

O primeiro embate foi verde-amarelo, contra o mineiro Alberto Valério, e acabou sendo vencido por Razia. A disputa entre eles durou até a 15a volta, e animou o início da corrida em Monte Carlo.

Valendo um lugar no pódio, Razia se defendeu como pode até Valério acertar o muro no ponto de maior velocidade do circuito: a freada para a nova chicane.

Na mesma 15a volta, um acidente com o venezuelano Rodolfo Gonzalez provocou a entrada do safety car. Quando a corrida recomeçou, os dois líderes voltaram a abrir vantagem e Razia passou a ser pressionado por Jules Bianchi.

Com um carro visivelmente mais lento, o baiano conseguiu se defender até restarem quatro voltas para o fim, quando foi superado por Bianchi na freada da Saint Devote. Em seguida, ele perdeu, também, a posição para Johnny Cecotto.

“Acho que meus pneus superaqueceram no inicio da corrida e se desgastaram muito. Com isso, tive muita dificuldade para segurar o carro na parte final. Tive que arriscar o tempo todo e procurei, desse grande limão, fazer uma limonada”, declarou o brasileiro.

Embora tenha perdido o pódio a apenas quatro voltas do final da etapa de Monte Carlo, Razia mostrou muita frieza e maturidade para evitar erros em situações de extrema pressão – características que podem fazer toda a diferença no momento da decisão do titulo.

“Hoje não tive carro para vencer, mas de qualquer maneira estou contente por ter pontuado em todas as quatro primeiras corridas do ano. O campeonato está só começando, mas é importante manter um ritmo consistente desde o início”, encerrou o baiano.