O piloto baiano Luiz Razia conquistou neste domingo (30/5) seu segundo pódio na temporada 2010 da Fórmula GP2. A rodada no autódromo de Istambul, na Turquia, começou no sábado com o brasileiro terminando a prova em quinto lugar; e se encerrou neste domingo com mais uma corrida, na qual Razia ficou com a segunda colocação. Resultados que o alçaram ao terceiro lugar da classificação do campeonato, apenas sete pontos atrás do líder, Pastor Maldonado – vencedor da corrida de sábado.
Na prova deste domingo Luiz Razia saiu da quarta posição no grid e pulou para terceiro ainda na largada. Com um ritmo de prova consistente, buscava a aproximação ao segundo colocado, Christian Vietoris, e ao líder, Dani Clos. Quando a corrida se aproximava da metade, Vietoris abandonou com problemas mecânicos e Razia assumiu o segundo posto que levaria até a bandeirada final.
“Consegui fazer uma ótima largada. O carro estava muito bom e pude acompanhar o ritmo dos líderes. Estava perseguindo o (Christian) Vietoris, quando ele abandonou justamente na curva 8. Tive que diminuir muito a velocidade para não bater e nisso acabei perdendo quase quatro segundos em relação ao Dani Clos”, lembrou Razia, citando uma das curvas mais velozes da temporada da Fórmula GP2, que é, na verdade, um misto de quatro curvas em uma trajetória única de altíssima velocidade.
O tempo perdido para evitar um acidente acabou custando uma aproximação ao líder. Mas o segundo lugar nesta corrida tirou Luiz Razia da quinta colocação na tabela de pontos para colocá-lo em terceiro lugar. “Estou conseguindo fazer um campeonato bem consistente”, resumiu Luiz Razia, que marcou pontos em todas as seis corridas que a GP2 disputou até aqui na temporada.
“Ainda é cedo para pensar somente no campeonato, até porque temos muitas coisas para melhorar no carro, como o ritmo de classificação por exemplo. Mas é ótimo estar entre os três melhores. Agora é focar para pontuar sempre o máximo possível e, então, pensar no título”, avaliou o brasileiro da equipe Rapax.
O líder da Fórmula GP2 até aqui é o venezuelano Pastor Maldonado, com 27 pontos. Dani Clos passou para segundo depois da vitória neste domingo e tem 23. Razia soma 20 pontos e é seguido por Sérgio Perez e Giedo Van der Garde que dividem a quarta colocação com 17 pontos cada.